Botucatu: Mesmo com proibição, cidade registrou fogos com estampido durante a virada do ano

Mesmo sendo considerado crime, muitos botucatuenses celebraram a chegada do Ano de 2022 utilizando fogos de artifício com estampido, desrespeitando a Lei 17.389/2021, de autoria dos Deputados Bruno Ganem e Maria Lúcia Amary, que proíbe a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no estado de São Paulo. 

Nas redes sociais, populares relataram barulhos de explosões antes mesmo da meia noite. Além dos fogos de artifício com barulho, muitas pessoas utilizam fogos conhecido como “morteiro”, que tem efeito semelhante a explosão de uma bomba.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) ressalta que o barulho estrondoso e os clarões deixam cães, gatos, aves e espécies de vida livre muito assustados e estressados, o que pode levar à ocorrência de acidentes e, em alguns casos, à morte do animal.

Além dos animais, crianças pequenas e pessoas som Transtorno do Espectro Autista. Alguns podem ate convulsionar ou se ferir durante uma crise de pânico causada pelo estampidos dos fogos.

Leia Notícias