24 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Grávidas não poderão ser vacinadas na Vacinação em massa neste domingo

Anúncios

A Prefeitura de Botucatu divulgou que gestantes não serão imunizadas na vacinação em massa contra Covid-19 que ocorrerá na Cidade no próximo domingo, 16.

De acordo com o Poder Público, está sendo seguida uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, que mandou suspender vacinação da Astrazeneca/Oxford em gestantes.

Anúncios

A recomendação foi adotada após a morte de uma gestante no Rio de Janeiro, que recebeu a vacina —a orientação segue até que a Anvisa entenda se existe alguma relação entre a vacina e o óbito. O Ministério da Saúde informou que investiga a morte da gestante, mas ressaltou que “a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela covid-19”.

De acordo com a OMS, não existem ainda informações suficientes para uma decisão final sobre o uso das doses em grávidas. Mas sugere que, “para ajudar as mulheres grávidas a fazer esta avaliação, elas devem receber informações sobre os riscos da covid-19 na gravidez, os benefícios prováveis da vacinação no contexto epidemiológico atual e as limitações atuais dos dados de segurança em mulheres grávidas”.

Anúncios

“Estudos preliminares de toxicidade reprodutiva em ratos não demonstraram efeitos prejudiciais da vacina na gravidez”, destaca.

A vacinação em massa em Botucatu, contra Covid, faz parte do projeto de estudo da vacina produzida pelo laboratório Astrazeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elaborado pela parceria entre a Prefeitura, Ministério da Saúde, Governo Federal, Unesp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Fundação Gates.

A vacinação será exclusiva para moradores de Botucatu, com idade entre 18 e 60 anos (menores de 18 anos não possuem vacina aprovada para essa faixa etária e maiores de 60 anos continuarão sendo vacinados nas unidades de saúde seguindo o Plano Nacional de Imunização).

LEIA MAIS: Botucatu: Prefeitura confirma oficialmente a Vacinação em massa para o dia 16

Jornal Leia Notícias

Últimas

Categorias