28 março, 2024

Últimas:

Botucatu está entre as áreas de risco de contágio de febre amarela, segundo Ministério da Saúde

Anúncios

Botucatu e as cidades da região foram colocadas pelo Ministério da Saúde como municípios com risco de contágio de febre amarela.

Em nota, o Ministério da Saúde divulgou quais cidades onde há recomendação para vacinar toda a população. No Estado de São Paulo, aparece a região de Botucatu. “A recomendação da vacina é apenas para municípios de áreas ribeirinhas e de mata dos municípios das regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva, São João da Boa Vista e parte da região de Sorocaba”.

Anúncios

O Ministério da Saúde recomenda vacinação contra febre amarela para maiores de nove meses de idade que vivem ou que irão se deslocar para áreas onde há risco de contágio.

Além disto, vale ressaltar que a vacina não é indicada para todos. Ela é contraindicada para gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis meses, mulheres que ainda amamentam, portadores do vírus HIV e pessoas em tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou que utilizam corticoides em doses elevadas. Pessoas neste grupo de contraindicação que, por algum motivo, não tenham como adiar a viagem para estes locais deverão consultar um médico para que sejam analisados os riscos, caso a caso.

Anúncios

O Leia Notícias entrou em contato com o secretário municipal de Saúde de Botucatu, Dr. André Spadaro, que informou que está sendo preparada uma nota com dados da Vigilância Epidemiológica de Botucatu para ser divulgada à população.

Mortes no Estado de SP

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo informou que quatro pessoas morreram no Estado com suspeita de febre amarela neste mês. Todas as vítimas haviam viajado para Minas, onde há um surto da doença, o que indica, de acordo com a pasta, que a transmissão tenha ocorrido fora do território paulista.

Mesmo assim, a secretaria pediu doses extras da vacina ao Ministério da Saúde para intensificar a imunização no interior do Estado, área de risco.

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa que causa dor de cabeça, dor abdominal, náusea e febre alta. Em um segundo estágio a doença causa icterícia (amarelão), hemorragia e pode levar a óbito. A transmissão da febre amarela silvestre é feita pelos mosquitos Haemagoguse Sabethes, que picam macacos que já estão com a doença e passam a transmitir para seres humanos. Quem viajou para algumas das cidades onde houve registro da doença e apresentar alguns destes sintomas deve procurar o Pronto Socorro mais próximo. Lá deverá informar qual cidade ou região visitou e em qual período.

Leia Notícias

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias