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Neste domingo, 27 de março, os entregadores “nuvem” do aplicativo de entrega iFood de Botucatu, anunciaram uma paralização a partir das 18h para reivindicar melhores condições de trabalho com a criação de um ponto de apoio para o motociclistas.
Os entregadores nuvens, são profissionais independentes para realizar suas entregas, respondendo diretamente para o
IFOOD. Hoje, cerca de 80% dos entregadores que utilizam o aplicativo na cidade são desta modalidade.
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Dentre as reivindicações, a principal é sobre a desigualdade na distribuição de entregas.
A plataforma tem como política uma sistemática de avaliação e score, quanto mais avaliações positivas dos clientes e estabelecimento mais entregas.
Em dezembro de 2021 uma das empresas responsáveis por administrar os entregadores atuantes na cidade,
começou a divulgar nas redes sociais vagas para motoqueiros onde seu atrativo era a priorização dos pedidos.
Em 2022, o aplicativo dos motoqueiros nuvens travou, e apenas uma das empresas prestadora de serviço do iFood, acabou sendo beneficiada, prejudicando os demais entregadores.
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Outro ponto relevante na paralização é sobre o pedido de um ponto de apoio para os profissionais, onde eles possam aguardar os pedidos, carregar os celulares, tomar água e utilizar o banheiro. Atualmente, eles aguardam os pedidos em um estacionamento na Avenida Dr. Vital Brazil, porém a aglomeração de motos no local já foi motivo de reclamação de populares.
Um representante da categoria entrou em contato com o Grupo Leia Notícias com o pedido de apoio na divulgação da paralização:
“Não gostaríamos de ter que chegar ao ponto de realizar esta paralização, mas hoje é a única maneira do aplicativo enxergar que tem algo de errado. São quase 3 anos de trabalho e temos o aplicativo como sustento de nossas famílias. Onde trabalhamos por 12h diariamente. Aguardamos um retorno breve por parte do IFOOD para uma solução imediata nas prioridades dos pedidos e uma intervenção junto ao município para a Implantação do ponto de apoio já existente em algumas cidades.”
O Leia Notícias encaminhou as solicitações dos entregadores para o iFood que até o momento, não retornou com uma posição sobre a situação.