Botucatu: Empresas de ônibus não cumprem normas da Semutran, não mudam horários e podem ser multadas

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

As empresas Reta Transporte e Stadtbus, de Botucatu, não atenderam determinação do Executivo, especialmente da Secretaria Adjunta de Mobilidade e Transporte, que adequava os horários de ônibus em prática desde o dia 25 de março, quando começou as restrições de mobilidade em Botucatu, devido à pandemia. As empresas deveriam alterar o horário de domingo para os horários de sábados e nos domingos utilizar a tabela ‘normal’ do dia, segundo a Resolução 003/2020.

Diversos usuários denunciaram e a Semutran constatou nesta segunda-feira, 03, que as linhas que ligam o Centro e bairros até a Rubião Júnior e Unesp não foram alteradas, conforme aponta a Normativa da Prefeitura, e continuam fazendo “horários de domingo”, os que têm horários mais distantes entre os coletivos.

Segundo o Secretário Adjunto Rodrigo Fumes, a decisão alterando os horários foi tomada na quinta-feira, 30, divulgada no Semanário Oficial na edição do final de semana, mas as empresas não seguiram a decisão do órgão que disciplina os contratos de concessões.

“Ainda não fomos comunicados sobre a decisão deles de não seguir a determinação da Semutran. Vamos apresentar o problema ao Prefeito, que vai determinar os procedimentos”, informou Rodrigo Fumes.

As empresas não se manifestaram sobre o descumprimento das normas. Segundo a assessoria do Consórcio de Transporte Coletivo de Botucatu, a “Stadtbus vai se posicionar sobre esse assunto na manhã desta terça-feira” e a “Reta Rápido prefere não se manifestar, por enquanto”.

Fumes não descarta a aplicação de multas para as duas empresas devido ao não cumprimento da resolução. Segundo o Secretário Adjunto, os horários foram alterados no dia 25 de março para adequar a realidade ao isolamento social e posteriormente ocorreram diversos ajustes com a retomada de atividades econômicas.

A mudança dos dias de semana para os horários de “sábados” tinha como objetivo oferecer mais alternativas aos usuários com a retomada das atividades econômicas na Fase Laranja do Plano SP. “Tivemos a operação alterada desde o dia 25 de março, devido à redução comércio que reduziu as demandas do transporte coletivo. Atualmente, com a mudança de diversos cenários, houve adequação para voltarmos aos horários de sábado em muitas linhas, mas isso já não foi atendido pelas empresas nesta segunda-feira”.

Haroldo Amaral / Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes