Anúncios
Agentes da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) participaram de uma aula prática de captura de enxame de abelhas africanizadas na Fazenda Lageado. A aula foi lecionada pelo professor do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu, Ricardo de Oliveira Orsi.
O grupo capturou um enxame que estava fixado em uma caixa de concreto próximo a uma colônia de moradores. Na oportunidade, os profissionais da VAS receberam novas informações e técnicas para captura de abelhas. A capacitação dos servidores do VAS é realizada por meio de uma parceria entre Prefeitura de Botucatu e o Departamento de Produção Animal da FMVZ há nove anos
Anúncios
.“Este trabalho desenvolvido em Botucatu é pioneiro, pois além de preservar as abelhas, que têm um papel de suma importância para o equilíbrio do ecossistema, reduz os riscos de acidentes causados por estes insetos”, explicou Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.
Em 2018, a VAS já atendeu mais de 400 solicitações de retirada de enxames de abelhas africanizadas. A Vigilância orienta que as abelhas não devem ser exterminadas. A população pode acionar a VAS para a remoção de enxames por meio do telefone (14) 3813-5055.
Fonte: Comunicação
Anúncios