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O proprietário de uma agência de turismo denunciado por ‘desaparecer’ após oferecer pacotes turísticos internacionais e cancelar as excursões de última hora foi preso, nesta sexta-feira (16), em Botucatu (SP).
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito pelo crime de estelionato era alvo de mais de 100 inquéritos policiais. As denúncias contra a empresa, com sede localizada em Botucatu, eram de pessoas de todo lugar do Brasil e, na soma dos clientes, os valores atingiam cifras milionárias.
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Após pedido da Polícia Civil à Justiça, o proprietário da agência teve sua prisão preventiva decretada, e os policiais cumpriram o mandado de prisão na manhã desta sexta. O indiciado foi encaminhado para a Cadeia de Itatinga (SP).
À época da denúncia, em julho de 2023, o g1 tentou contato com a agência “Sem Fronteiras Turismo”, mas não obteve retorno. A reportagem da TV TEM foi até o endereço onde a agência funciona e o local estava fechado. Além disso, o logo da empresa estava apagado.
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Cancelamentos de última hora
Ao g1, uma das denunciantes, que não quis se identificar, relatou ter adquirido um pacote para três pessoas com destino a Portugal, com data de partida marcada para o dia 11 de agosto de 2023.
O valor total do pacote, que foi pago à vista, foi de R$ 12,4 mil. No entanto, desde o momento da compra e do pagamento, a cliente nunca recebeu os vouchers que comprovariam as reservas de voos e hospedagens.
Local onde a agência funcionava estava fechado nesta quarta-feira (12) — Foto: Adriano Baracho / TV TEM
A vítima chegou a receber números de vouchers que não eram reconhecidos pela companhia aérea, evidenciando possíveis indícios de fraude.
O caso é parecido com o de Bruno Alves Castilho, morador de Botucatu. Junto a um grupo de 20 pessoas, ele adquiriu passagens para Punta Cana, com data marcada para o dia 17 de julho de 2023.
Segundo a vítima, com a aproximação da data da viagem, o dono da agência falou que não iria cumprir com o combinado porque “gastou o dinheiro embarcando pessoas que estavam com a viagem mais próxima”.
“Aproximadamente 20 pessoas faziam parte do grupo e todas foram lesadas integralmente porque ele não comprou nada. Ele disse que não havia comprado nada e que não tinha o dinheiro para comprar, pois usou nosso dinheiro para embarcar pessoas que estavam com as viagens marcadas mais próximas”, relata.
O prejuízo individual, segundo Bruno, chega a mais de R$ 20 mil. “Meu prejuízo foi de R$ 21,8 mil, mas meu grupo perdeu mais de R$ 200 mil. Estou tentando cancelar a compra no cartão, mas isso é muito pouco provável já que a agência antecipava seus recebíveis”, relata.
Bruno Castilho calcula prejuízo em mais de R$ 20 mil com agência de turismo de Botucatu (SP) — Foto: Arquivo Pessoal
‘Sonho que virou pesadelo’
A mineira Maria Raquel Oliveira também se diz lesada pela agência. Após conhecer a empresa, comprou pacotes para a Turquia, com saída em junho de 2023, e para o Egito, neste ano.
Ao lado de um grupo de cerca de 20 pessoas, o sonho de conhecer dois novos países virou pesadelo justamente na hora de embarcar no dia 14 de junho do ano passado.
“Eu e meu marido fomos abandonados no balcão da companhia aérea, em São Paulo, sem reserva, nem hotel ou passagem de retorno para Belo Horizonte, que é minha cidade de origem”, conta.
Clientes denunciam descaso com pacotes comprados de agência de Botucatu — Foto: Facebook/Reprodução
Segundo ela, a agência justificou o cancelamento de última hora por um “problema de origem técnica” e exigiu o pagamento da passagem para que houvesse o reembolso.
“Eles simplesmente queriam me forçar a pagar a passagem e que no outro dia me reembolsariam. Não deram mais explicações sobre a situação, apenas de que houve um probleminha na agência de origem técnica”, conta.
No momento, com prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil e sem retorno quanto à devolução do dinheiro, Maria se diz desesperada, já que continua pagando pelo pacote comprado para uma viagem neste ano de 2024.
“Após tudo isso, fiquei de cama, com depressão, vergonha e desespero. Ainda estou pagando parcelas da segunda viagem do Egito e estou com dificuldades de cancelar os pagamentos futuros”, conta.
Busca por respostas
Após também se sentir lesada pela agência de turismo, a gaúcha de Porto Alegre Melina Giuncione dos Santos Genero, de 39 anos, decidiu procurar por outras vítimas. Ela ajudou a formar um grupo que soma mais de 50 pessoas em um aplicativo de mensagens que se sentiram lesadas com os cancelamentos repentinos das viagens.
Clientes denunciam agência de turismo de Botucatu (SP) após não entrega do serviço — Foto: Instagram/Reprodução
Cliente antiga da empresa, Melina comprou passagens para Punta Cana no dia 9 de maio de 2023. No entanto, desta vez, a falta de comunicação e informações sobre a viagem a fizeram desconfiar da entrega do serviço.
“Era uma cliente há bastante tempo e viajava com frequência, nunca tive problema com isso. Comecei a pedir o voucher e a agência não me mandava, sempre ficava inventando uma desculpa para não enviar”, comenta.
Intrigada com a situação, Melina resolveu entrar em contato diretamente com o dono da agência, quando, enfim, teve a desagradável notícia de que o acordo não seria cumprido.
“Resolvi ligar para ele para saber a real situação, e ele me informou que não havia reservado o hotel, nem a passagem aérea. Falou que precisaria de mais um tempo. Eu disse que não poderia esperar e que ele tinha que, então, devolver o dinheiro. Foi aí que ele falou que estava quebrado e que não poderia devolver”, relata.
“Liguei para o pessoal que iria viajar e começamos a avisar os demais sobre isso para que ele não enganasse mais ninguém”, comenta.
Vítima entrou em contato com o dono de agência de turismo que não cumpriu com acordo — Foto: Arquivo Pessoal
Segundo ela, o pacote comprado custou cerca de R$ 32 mil, pagos no cartão. “Eu espero recuperar, porém teve pessoas que pagaram à vista, o que é bem mais difícil”, relata Melina.
Fonte: G1 – Foto Ilustrativa