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O proprietário de uma agência de turismo denunciado por ‘desaparecer’ após oferecer pacotes turísticos internacionais e cancelar as excursões de última hora foi preso, nesta sexta-feira (16), em Botucatu (SP).
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito pelo crime de estelionato era alvo de mais de 100 inquéritos policiais. As denúncias contra a empresa, com sede localizada em Botucatu, eram de pessoas de todo lugar do Brasil e, na soma dos clientes, os valores atingiam cifras milionárias.
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Após pedido da Polícia Civil à Justiça, o proprietário da agência teve sua prisão preventiva decretada, e os policiais cumpriram o mandado de prisão na manhã desta sexta. O indiciado foi encaminhado para a Cadeia de Itatinga (SP).
À época da denúncia, em julho de 2023, o g1 tentou contato com a agência “Sem Fronteiras Turismo”, mas não obteve retorno. A reportagem da TV TEM foi até o endereço onde a agência funciona e o local estava fechado. Além disso, o logo da empresa estava apagado.
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Cancelamentos de última hora
Ao g1, uma das denunciantes, que não quis se identificar, relatou ter adquirido um pacote para três pessoas com destino a Portugal, com data de partida marcada para o dia 11 de agosto de 2023.
O valor total do pacote, que foi pago à vista, foi de R$ 12,4 mil. No entanto, desde o momento da compra e do pagamento, a cliente nunca recebeu os vouchers que comprovariam as reservas de voos e hospedagens.
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Local onde a agência funcionava estava fechado nesta quarta-feira (12) — Foto: Adriano Baracho / TV TEM
A vítima chegou a receber números de vouchers que não eram reconhecidos pela companhia aérea, evidenciando possíveis indícios de fraude.
O caso é parecido com o de Bruno Alves Castilho, morador de Botucatu. Junto a um grupo de 20 pessoas, ele adquiriu passagens para Punta Cana, com data marcada para o dia 17 de julho de 2023.
Segundo a vítima, com a aproximação da data da viagem, o dono da agência falou que não iria cumprir com o combinado porque “gastou o dinheiro embarcando pessoas que estavam com a viagem mais próxima”.
“Aproximadamente 20 pessoas faziam parte do grupo e todas foram lesadas integralmente porque ele não comprou nada. Ele disse que não havia comprado nada e que não tinha o dinheiro para comprar, pois usou nosso dinheiro para embarcar pessoas que estavam com as viagens marcadas mais próximas”, relata.
O prejuízo individual, segundo Bruno, chega a mais de R$ 20 mil. “Meu prejuízo foi de R$ 21,8 mil, mas meu grupo perdeu mais de R$ 200 mil. Estou tentando cancelar a compra no cartão, mas isso é muito pouco provável já que a agência antecipava seus recebíveis”, relata.
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Bruno Castilho calcula prejuízo em mais de R$ 20 mil com agência de turismo de Botucatu (SP) — Foto: Arquivo Pessoal
‘Sonho que virou pesadelo’
A mineira Maria Raquel Oliveira também se diz lesada pela agência. Após conhecer a empresa, comprou pacotes para a Turquia, com saída em junho de 2023, e para o Egito, neste ano.
Ao lado de um grupo de cerca de 20 pessoas, o sonho de conhecer dois novos países virou pesadelo justamente na hora de embarcar no dia 14 de junho do ano passado.
“Eu e meu marido fomos abandonados no balcão da companhia aérea, em São Paulo, sem reserva, nem hotel ou passagem de retorno para Belo Horizonte, que é minha cidade de origem”, conta.
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Clientes denunciam descaso com pacotes comprados de agência de Botucatu — Foto: Facebook/Reprodução
Segundo ela, a agência justificou o cancelamento de última hora por um “problema de origem técnica” e exigiu o pagamento da passagem para que houvesse o reembolso.
“Eles simplesmente queriam me forçar a pagar a passagem e que no outro dia me reembolsariam. Não deram mais explicações sobre a situação, apenas de que houve um probleminha na agência de origem técnica”, conta.
No momento, com prejuízo de aproximadamente R$ 80 mil e sem retorno quanto à devolução do dinheiro, Maria se diz desesperada, já que continua pagando pelo pacote comprado para uma viagem neste ano de 2024.
“Após tudo isso, fiquei de cama, com depressão, vergonha e desespero. Ainda estou pagando parcelas da segunda viagem do Egito e estou com dificuldades de cancelar os pagamentos futuros”, conta.
Busca por respostas
Após também se sentir lesada pela agência de turismo, a gaúcha de Porto Alegre Melina Giuncione dos Santos Genero, de 39 anos, decidiu procurar por outras vítimas. Ela ajudou a formar um grupo que soma mais de 50 pessoas em um aplicativo de mensagens que se sentiram lesadas com os cancelamentos repentinos das viagens.
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Clientes denunciam agência de turismo de Botucatu (SP) após não entrega do serviço — Foto: Instagram/Reprodução
Cliente antiga da empresa, Melina comprou passagens para Punta Cana no dia 9 de maio de 2023. No entanto, desta vez, a falta de comunicação e informações sobre a viagem a fizeram desconfiar da entrega do serviço.
“Era uma cliente há bastante tempo e viajava com frequência, nunca tive problema com isso. Comecei a pedir o voucher e a agência não me mandava, sempre ficava inventando uma desculpa para não enviar”, comenta.
Intrigada com a situação, Melina resolveu entrar em contato diretamente com o dono da agência, quando, enfim, teve a desagradável notícia de que o acordo não seria cumprido.
“Resolvi ligar para ele para saber a real situação, e ele me informou que não havia reservado o hotel, nem a passagem aérea. Falou que precisaria de mais um tempo. Eu disse que não poderia esperar e que ele tinha que, então, devolver o dinheiro. Foi aí que ele falou que estava quebrado e que não poderia devolver”, relata.
“Liguei para o pessoal que iria viajar e começamos a avisar os demais sobre isso para que ele não enganasse mais ninguém”, comenta.
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Vítima entrou em contato com o dono de agência de turismo que não cumpriu com acordo — Foto: Arquivo Pessoal
Segundo ela, o pacote comprado custou cerca de R$ 32 mil, pagos no cartão. “Eu espero recuperar, porém teve pessoas que pagaram à vista, o que é bem mais difícil”, relata Melina.
Fonte: G1 – Foto Ilustrativa