24 de janeiro, 2026

Últimas:

Botucatu: CPFL flagrou mais de 100 “gatos” na Cidade e recuperou energia suficiente para abastecer cerca de 10 mil residências por mês

Anúncios

No primeiro semestre deste ano, a CPFL Paulista conseguiu flagrar e regularizar cerca de 150 fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em Botucatu. Com esse montante, o total de energia recuperada foi de 1,4 mil MWh, o suficiente para abastecer aproximadamente 10 mil residências por um mês.

“A CPFL Paulista realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise”, destacou a empresa.

Anúncios

No ranking dos municípios com maior recuperação de energia de “gatos”, Bauru está na primeira colocação da região, com 5,3 mil MWh. Botucatu ocupa a segunda posição, com 1,4 mil MWh. Jaú é a terceira da lista, com 1,3 mil MWh; enquanto Bariri, com 732 MWh, seguida por Lençóis Paulista, com 679 MWh, fecham o ranking.

“Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que, além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.

Anúncios

CRIMES

Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

Os clientes podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Com informações do JCNet

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma carreta que transportava laranjas tombou na Rodovia Deputado Laércio Côrte, na altura do km 12, em Limeira, na tarde deste sábado...

Categorias