25 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: Chuva diminui e frio aumenta no decorrer do dia

Anúncios

Há mais ou menos um mês o estado de São Paulo, incluindo Botucatu, não tomava um banho de chuva como nesta quinta-feira, 4 de julho. A última vez que se observou um dia chuvoso foi no comecinho de junho. Mas desta vez a chuva veio tão persistente e volumosa que rios e córregos subiram para o nível de alerta!  Foram cerca de 100 mm e 24 horas, o que é um volume extremamente elevado para julho.

A chuva diminui durante esta sexta-feira, 5, mas o frio aumenta e pode até bater recorde. Vem aí o fim de semana mais frio de 2019, com possibilidade de temperatura abaixo de 0°C no interior paulista e geada.

Anúncios

A meteorologia havia informado que Botucatu registraria -1º no final de semana, mas a previsão atualizada indica mínima de 3º.

Sexta fria e menos chuvosa

A virada do tempo veio com uma forte frente fria que trouxe chuva generalizada para o estado de São Paulo e também queda da temperatura.

Anúncios

chuva vai diminuindo no decorrer do dia e durante a tarde só deve chover fraco. É possível que a Grande São Paulo, e a maior parte do estado, já tenha períodos sem chuva na tarde de hoje, só com céu nublado. Mas só dá para esperar um pouco de sol no oeste e sul do estado de São Paulo, que são áreas próximas da divisa com o Paraná. 

Com a falta do sol, a chuva e a presença cada vez mais forte do ar frio de origem polar no decorrer do dia, a sensação de frio vai aumentando com o passar das horas. Na capital e em todo o estado de São Paulo, a sensação de frio no fim da tarde desta sexta-feira será maior do que no começo da manhã.

Na região da Grande São Paulo, é possível que a sensação térmica já fique até abaixo dos 10°C na noite de hoje.

Estradas chuvosas

Quem vai viajar por causa do feriado de 9 de julho deve ter atenção especial nas estradas que vão em direção a Minas Gerais, ao Rio de Janeiro, para Campos do Jordão, ou para o Litoral Norte e para a Baixada Santista porque o tempo continua chuvoso até a noite, mantendo as pistas molhadas.

Risco de ressaca

Atenção com o mar muito agitado! As ondas podem chegar aos 2,0 metros e tem risco de ressaca. O fim de semana será gelado no litoral e com mar agitado!

Muita atenção também com ventos moderados a fortes nesta sexta-feira e neste sábado no litoral de São Paulo. Algumas rajadas podem ser bastante intensas, com até 80 km/h.

Fim de semana gelado

Atenção! Este fim de semana, 6 e 7 de julho, será muito frio. A expectativa é de que ocorram as menores temperaturas de 2019, com valores abaixo dos 10°C de forma generalizada. 

É possível que a temperatura fique abaixo de 0°C no sul do estado (região do Vale do Ribeira) e na Serra da Mantiqueira.

O frio esperado para este fim de semana é muito intenso, que não costuma ocorrer em todos os invernos, e há grande risco de gear (formação de gelo sobre superfícies) em praticamente todo o estado de São Paulo, inclusive na capital e Grande São Paulo. A última vez que geou na Grande São Paulo foi em junho de 2016, quando a temperatura chegou aos 3,5°C na capital e a -3,5°C em Barra do Turvo, no sul do estado.

Feriado com frio e sol

O fim de semana, e todo o feriado prolongado por causa do 9 de julho, deve ser com sol e pouca nebulosidade sobre o estado de São Paulo. Mas como ar polar estará atuando com muita força, não vai esquentar quase nada.

A temperatura deve permanecer abaixo de 10°C ao amanhecer na maioria das áreas do estado de São Paulo até 9 de julho. O frio da tarde de segunda, 8, já será menos intenso do que do fim de semana.

Fonte: Climatempo – Foto Patricia Evilmerodach

Últimas

Hospitalar 2024: distribuidora de pisos apresenta inovações

Hospitalar 2024: distribuidora de pisos apresenta inovações

25/04/2024

Arquitetura Hospitalar - Distribuidora de pisos apresenta soluções em pisos vinílicos e revestimentos importantes para a...

Categorias