19 de dezembro, 2025

Últimas:

Botucatu: Após denúncias, segundo áudio, Prefeitura intensificará fiscalização do funcionamento do comércio e atividades econômicas na Fase Laranja

Anúncios

A Prefeitura de Botucatu vai intensificar, a partir deste sábado, 20, a fiscalização no comércio e em empresas do ramo alimentício quanto ao cumprimento das normas de restrição devido ao Contágio de Covid-19. A medida é para o cumprimento das normas previstas na Fase 2 (laranja) do Plano SP, a qual Botucatu está inserida junto com diversas cidades da região. As medidas, que têm validade até 28 de junho, impõe normas mais restritivas para o funcionamento de algumas atividades econômicas.

Mesmo classificada na Fase Laranja desde o dia 15, o comércio de Botucatu não estava seguindo as novas restrições impostas pelo Governo de São Paulo, porém, segundo um áudio, atribuído ao Presidente da Associação Comercial de Botucatu, Emílio Angella, o Prefeito Pardini teria informado a ele que teria que, a partir de agora, fiscalizar para que as medidas sejam adotadas, porque ele teria recebido denúncias e sido pressionado.

Anúncios

O áudio, que teria sido enviado para “diretores”, provavelmente da Associação Comercial, espalhou por diversos grupos no WhatsApp nesta sexta-feira, 19.

Anúncios

“O Prefeito recebeu inúmeras denúncias de que o comércio iria trabalhar por tempo integral, que não respeitaria o Decreto do Governo Doria, e as pessoas estão ligando lá, falando que vão denunciar, coisas desse tipo, então ele pediu para gente, infelizmente, cumprir o decreto do Doria. A partir de amanhã (sábado) o comércio só vai funcionar quatro horas. Das 10h às 14 horas. Infelizmente, temos que seguir o decreto do Doria, senão quem vai sofrer sanções vai ser o nosso Prefeito e tudo que a gente não quer é prejudicar ele, porque ele tem nos ajudado muito”.

disse Emílio no áudio.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria da Associação Comercial, sobre o áudio, e aguarda um posicionamento.

O Jornal Leia Notícias também entrou em contato com a Prefeitura de Botucatu, que através de nota respondeu:

“As denúncias são rotineiras, mesmo se comparadas ao período anterior a pandemia, e estão sendo tratadas através de orientação para que os estabelecimentos sigam o regramento do Decreto Estadual enquanto não obtermos o recurso no Tribunal de Justiça, que nos permita avançar a fase amarela”.

diz a nota da Prefeitura

Desta forma, a partir deste sábado, 20, na Fase Laranja, setores como shopping centers, galerias e estabelecimentos similares deverão operar com 20% da capacidade, horário reduzido (4 horas), proibição das praças de alimentação, adoção de protocolos setoriais específicos. O horário de funcionamento deverá ser das 10h às 14 horas, segundo o áudio do Presidente da Associação Comercial.

Já o comércio deverá ter a capacidade limitada a 20%, horário reduzido (4 horas seguidas), além de adoção de protocolos padrões e setoriais. Mesma medida se aplica a empresas prestadoras de serviços.

Bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e barbearias, academias de esportes em qualquer modalidade não terão permissão alguma de funcionamento, segundo previsto no Plano São Paulo. Indústria e construção civil continuam com funcionamento normal em todo o estado.

Anteriormente, a Fase 3 (Amarela) compreendia maior acesso de clientes ao interior das lojas, horários normais de trabalho, permissão de ingresso de pessoas a restaurantes, lanchonetes e bares.

Entidades representativas do comércio sugerem a adoção de horários especiais para atendimento, como das 11 às 15 horas.

Em caso de descumprimento, as empresas poderão receber advertência, cassação do alvará de funcionamento ou multas.

Procurada, a Prefeitura de Botucatu não se manifestou sobre como procederá com o cumprimento da fiscalização e das normas estabelecidas pelo governo estadual.

O Governo do Estado de São Paulo explicou que cabe à Prefeitura, através da Vigilância Sanitária, a fiscalização. Caso não ocorra, a denúncia deve ser feita ao Ministério Público.

Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Jornalista conquista segundo lugar com episódio do Prensa Podcast sobre saneamento em Búzios, destacando impacto ambiental, relevância pública e retomada...

Categorias