25 abril, 2024

Últimas:

Botucatu: 1º paciente curado de Covid-19 no HC foi contaminado por transmissão comunitária, em Botucatu

Anúncios

Segundo o médico infectologista do Hospital das Clínicas de Botucatu, Dr. Alexandre Naime Barbosa, o jovem de 28 anos, divulgado nesta sexta-feira, 03, como primeiro paciente curado de Covid-19 no HCFMB, ficou 4 dias internado na unidade hospitalar, que é referência pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença respiratória aguda causada pelo novo coronavírus.

O homem, de 28 anos, morador de Botucatu, que não teve o nome revelado, não se enquadrava no grupo de risco pela idade e sem comorbidades. A contaminação, segundo o médico, teria ocorrido no próprio município, já que está configurada a chamada “transmissão comunitária”.

Anúncios

O homem deu entrada no hospital na segunda-feira, 30 de março, com quadro grave de insuficiência respiratória, precisando receber cuidados intensivos da equipe médica. Passou por testes que apontaram a presença do vírus SARS-Cov2, causador da Covid-19. Os exames foram realizados pelo Hemocentro do HC, unidade credenciada pelo governo paulista para esta finalidade.

A partir da quarta-feira, 1º de abril, ele apresentou melhora clínica, sendo que os sintomas desapareceram. Análises médicas constataram não haver mais a presença da Covid-19. A alta ocorreu na tarde de hoje, quando se completou 14 dias do aparecimento dos primeiros sintomas.

Anúncios

Segundo Dr. Alexandre Naime Barbosa, o paciente ficará em sua residência, recebendo monitoramento contínuo das equipes de saúde. Sua família estará também sob monitoramento para averiguar a presença ou não de algum sinal da doença.

Até o início da tarde desta sexta-feira, 3 de abril, os hospitais de Botucatu têm 9 casos positivos da doença. São 7 de Botucatu e 2 da região.

Apenas 46% da população respeita o isolamento social na Cidade

Pesquisa de um grupo de pesquisadores independentes liderados pelo professor Júlio Croda, vinculado da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que o isolamento social em Botucatu chegou a 46%.

O monitoramento ocorreu a partir dos sinais de telefones celulares durante o período de quarentena proposto para evitar o contágio de Covid-19, doença respiratória aguda provocada por coronavírus.

A metodologia analisou se os equipamentos têm alto ou pouco movimento ao longo do dia. Na capital paulista, epicentro da doença no país, este percentual era de 59%.

“É consenso entre pesquisadores e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado que a menor adesão do interior ao isolamento reflete uma falsa sensação de segurança. No entanto, em todo o estado, internações por doença respiratória grave cresceram 5 vezes em relação ao mesmo período de 2019”, salientou o prefeito Mário Pardini, em postagem na sua página oficial.

Fonte: Flávio Fogueral – Notícias Botucatu

Últimas

Os CIOs globais estão preparados para expandir a IA, mas as organizações não estão tão prontas

25/04/2024

O terceiro relatório global anual de CIOs da Lenovo revela que a IA é a prioridade...

Categorias