29 março, 2024

Últimas:

Bolt fecha carreira olímpica com vitória no revezamento e 9º ouro

Anúncios

Usain Bolt fechou o revezamento da Jamaica e conquistou mais um ouro (Foto: Divulgação)

A Jamaica conquistou o tricampeonato olímpico no revezamento 4×100 m, garantindo ao seu protagonista Usain Bolt seu nono ouro na história dos Jogos. O astro encerra sua carreira perfeita na Olimpíada aos 29 anos, com títulos em todas as provas que disputou desde Pequim-2008, dominando os 100 m, os 200 m e a corrida por equipes.

Anúncios

Já o Brasil não fez uma boa prova e terminou em último, com 38s41. Com as desclassificações de Estados Unidos e Trinidad e Tobago, a equipe brasileira ficou com a sexta posição.

A superioridade de Bolt nas provas de velocidade será lembrada por anos. Sua passagem pelas pistas, no entanto, durou o tempo de ir ao banheiro e escovar os dentes. Contando todas as provas que disputou na Olimpíada, incluindo eliminatórias, semifinais e finais, o jamaicano esteve em torno de 5min30s na pista.

Anúncios

No revezamento, a passagem de Bolt durou menos de dez segundos. Ele só disputou a final. Sua tarefa, mais uma vez, foi completar a última perna da equipe jamaicana para garantir a distância para os rivais. Ao contrário das duas Olimpíada anteriores, Pequim-2008 e Londres-2012, a equipe caribenha não bateu o recorde mundial, que é de 36s84.

O importante para os jamaicanos é que eles mantiveram o domínio em uma prova que foi controlada pelos norte-americanos na maior parte da história olímpica. Para se ter uma ideia, o revezamento dos EUA ganhou 15 ouros olímpicos. Mas desde o surgimento de Bolt, só perde em finais dos Jogos.

O maior velocista de todos os tempos é o único que esteve em todas as finais vencidas pela Jamaica no revezamento. Houve alterações no restante da equipe de acordo com o momento de cada um dos corredores.

Asafa Powell, por exemplo, voltou ao time após contusão em Londres-2012. Bicampeão, Nesta Carter deixou o revezamento para a entrada de Nickel Ashmeade, 26 anos. A vantagem é que, além de Bolt, a Jamaica sempre tem pelo menos outro finalista nos 100 m neste período, o que fortalece sua equipe. Mas, para torná-la imbatível, só na era de Bolt.

Resultado do revezamento 4×100 m:

1. Jamaica (Powell, Blake, Ashmeade, Bolt): 37s27

2. Japão (Yamagata, Iizuka, Kiryu, Cambridge): 37s60

3. Canadá (Haynes, Brown, Rodney, De Grasse): 37s64

4. China (Tang, Xie, Su, Zhang): 37s90

5. Reino Unido (Kilty, Aikines-Aryeetey, Ellington, Gemili): 37s98

6. Brasil (Ricardo, Vitor Hugo, Bruno, Jorge): 38s41

Desclassificados:

EUA (Rodgers, Gatlin, Gay, Bromell): 37s62

Trinidad e Tobago (Bledman, Sorrillo, Callender, Thompson): 38s09

Fonte: Yahoo!

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias