Anúncios
No último dia 20 de março deste ano, um grande estrondo sônico foi ouvido pelas regiões do sudoeste da Inglaterra, País de Gales e ao norte da França. A causa do barulho, agora revelada, foi um bólido que, de tão grande e brilhante, foi observado durante o dia. Especialistas procuram reunir as peças que indiquem o possível local de quedo do que sobrou do meteorito — o qual pode fornecer informações valiosas quanto sua origem e até a formação do Sistema Solar.
Bólidos são um tipo de meteoro que, por serem grandes, demoram mais tempo a se queimarem durante a passagem pela atmosfera da Terra; por isso, o grande brilho que normalmente é acompanhado de um som parecido com o de um avião superveloz ou uma explosão. Segundo o astrônomo amador Richard Kacerek, integrante da Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido, o meteoro precisaria ser “muito grande” para ser visível durante o dia.
Anúncios
OK. Here it is!
— Will Gater (@willgater) March 20, 2021
This afternoon's UK #meteor #bolide over the skies of the Bristol Channel (it's the little bright spot that appears just off the coast near Minehead).
This data was kindly processed for me by @simon_sat (thanks, Simon!)
Image credit: Simon Proud/NCEO/EUMETSAT pic.twitter.com/SrFMPeBQmh
O forte estrondo provocado pela entrada do meteoro na atmosfera indica que ele teria tamanho suficiente para um pedaço alcançar o solo terrestre, como um meteorito (pedaço de rocha que sobra de um meteoro). Para pesquisas científicas, esta é uma ótima chance de capturar este pedaço vindo do espaço para entender a composição do Sistema Solar primordial.
O vídeo a seguir foi feito em Weymouth, Reino Unido, e nele é possível ouvir um grande estrondo:
Anúncios
A LOUD SONIC BOOM was heard Saturday across south-west England due to the hypersonic atmospheric entry of a large meteorite, listen to this audio clip from @EastFleetFarm ☄️pic.twitter.com/shKUZtcXOG
— Chris Combs (@DrChrisCombs) March 21, 2021
Here are her pics (shared with permission). She's Jersey not Guernsey and pics taken by her 9 year old! pic.twitter.com/oXxTXj6Vsb
— Jen Deacon (@JenDeaco) March 21, 2021
Agora, especialistas reúnem mais relatos de quem avistou o fenômeno para tentar localizar o possível meteorito que sobrou desta rara bola de fogo cruzando o céu diurno.
Fonte: Canaltech