21 de novembro, 2025

Últimas:

Blue Origin, de Bezos, anuncia superfoguete para competir com a SpaceX

Anúncios

A empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, anunciou nesta quinta-feira (20) que vai construir um modelo maior e mais potente do foguete New Glenn para competir com a nave Falcon, da SpaceX, de Elon Musk.

Batizado de New Glenn 9×4, o novo foguete será utilizado em viagens para a órbita terrestre e para a Lua que já foram reservadas por clientes, assim como a versão anterior, a 7×2.

Anúncios

Segundo a empresa, o superfoguete terá capacidade de carregar mais peso que as suas versões anteriores.

  • Para a órbita baixa da Terra, ele terá capacidade de carregar 70 toneladas – cerca de 70 carros populares;
  • Para uma órbita bem alta, chamada de geoestacionária, ele poderá levar mais de 14 toneladas;
  • E, para a Lua, conseguirá transportar 20 toneladas.

Anúncios

Família de foguetes New Glenn. (Foto: Reprodução/Jeff Bezos)

Missão recente da New Glenn

A mais recente missão da New Glenn aconteceu no último dia 13, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

A viagem foi financiada pela Nasa, a agência espacial americana, para levar ao espaço dois satélites Escapade, que vão estudar o planeta Marte.

Esta foi a primeira missão paga da supernave, que tem altura equivalente a 32 andares. Ela não teve tripulantes.

Pouco depois da partida, como programado, o propulsor da New Glenn se separou do veículo e pousou em uma plataforma no Oceano Atlântico, a 600 km do local de lançamento.

Essa manobra falhou em janeiro, no voo inaugural da supernave, devido a uma falha no motor.

Durante sua trajetória fora da Terra, a New Glenn soltou os satélites Escapade no espaço.

Os dois satélites deverão fazer uma viagem de 22 meses até Marte. A chegada ao Planeta Vermelho é esperada para setembro de 2027.

Dali em diante, os satélites deverão orbitar Marte em conjunto, durante 11 meses.

A ideia é analisar como os ventos solares — fluxos de partículas carregadas de alta energia vindas do Sol — interagem com o campo magnético do planeta e como essa interação pode contribuir para a perda da tênue atmosfera marciana.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O último F1® Allwyn Global Community Award da temporada de 2025 foi entregue a uma iniciativa local de educação...

Categorias