19 abril, 2024

Últimas:

Biden pede relatório sobre origem do novo coronavírus em até 90 dias e pressiona a China

Anúncios

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta quarta-feira (26) que agentes de inteligência do país entreguem em até 90 dias um relatório sobre a origem do SARS-CoV-2, o novo coronavírus causador da Covid-19.

Em nota, o presidente disse que os investigadores deverão levantar questões à China — país onde os primeiros casos da doença foram relatados no fim de 2019. Além disso, Biden reconheceu que a possibilidade de o vírus ter infectado seres humanos após um “acidente de laboratório” está em análise, junto com a hipótese de um “salto” do coronavírus de animais para o homem.

Anúncios

Seguranças em frente ao Instituto de Virologia de Wuhan, na China, em foto de fevereiro de 2021, durante visita da OMS — Foto: Thomas Peter/Arquivo/Reuters
Seguranças em frente ao Instituto de Virologia de Wuhan, na China (Foto: Reprodução)

No fim de semana, uma reportagem do jornal “The Wall Street Journal” com base em relatórios americanos mostrou que três funcionários do Instituto de Virologia de Wuhan procuraram atendimento médico apenas semanas antes do começo do surto na cidade chinesa, o primeiro epicentro da pandemia. Não há, no entanto, nenhuma prova de que esses pacientes estavam com Covid-19.

Acidentes de laboratório não significam que o vírus tenha sido sintetizado artificial ou propositalmente, e sim que ele tenha escapado das barreiras de proteção dentro de um local que estuda patógenos que infectam outros seres vivos.

Anúncios

Os primeiros casos confirmados do novo coronavírus, ainda na virada de 2019 para 2020, eram relacionados a um mercado de animais selvagens na cidade chinesa de Wuhan, de onde também acredita-se que o patógeno pode ter começado a infectar seres humanos.

O mercado de frutos do mar de Wuhan Huanan, onde se suspeita que a nova cepa de coronavírus teria começado a se espalhar. O estabelecimento está fechado desde 21 de janeiro de 2020 — Foto: Dake Kang/AP
O mercado de frutos do mar de Wuhan Huanan, onde se suspeita que a nova cepa de coronavírus teria começado a se espalhar. O estabelecimento está fechado desde 21 de janeiro de 2020 (Foto: Reprodução)

Pressão sobre a China

A nota vem em um momento de pressão à China sobre a origem do coronavírus. O regime de Xi Jinping tem sido, desde o governo de Donald Trump nos EUA, alvo de críticas por falta de transparência em relação ao começo da pandemia.

“Os Estados Unidos vão continuar trabalhando com parceiros de opinião semelhante no mundo para pressionar a China a participar de uma investigação internacional completa, transparente e com base em evidências; e a fornecer acesso a todos os dados e provas relevantes”, disse Biden.

No inicio do ano, uma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitou Wuhan para buscar a origem do novo coronavírus, mas não encontraram uma razão definitiva para o início da pandemia.

A própria OMS reconheceu, à época, que a China ocultou dados da equipe que investigou o coronavírus. Entretanto, em uma primeira análise, a organização rechaçou a hipótese de um acidente de laboratório.

Por que é importante saber a origem do coronavírus?

Sars CoV-2, o novo coronavírus causador da Covid-19 — Foto: Foto: Mayo Clinic
Sars CoV-2, o novo coronavírus causador da Covid-19 (Foto: Foto: Mayo Clinic)

Porque é uma forma de prevenir novas epidemias. Em entrevista à Associated Prgess, o virologista Arinjay Banerjee, da Organização de Doenças Infecciosas e Vacinas de Saskatchewan (Canadá), explicou:

“Se você não sabe de onde veio, como é que você vai evitar que ele se espalhe de novo?”

O especialista ouvido pela AP pondera que a maior probabilidade ainda é que o vírus tenham “saltado” de animais selvagens para seres humanos por meio de algum contato. Foi assim que as epidemias de SARS e MERS, outras doenças causadas por coronavírus, começaram, segundo evidências mais aceitas. Ele, no entanto, não descarta a hipótese do laboratório.

“Como ninguém ainda encontrou um vírus que seja 100% idêntico ao SARS-CoV-2 em qualquer animal, ainda há espaço para pesquisadores se perguntarem sobre outras possibilidades”, disse Banerjee.

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias