26 abril, 2024

Últimas:

Biden oficializa Colômbia como ‘aliado importante da Otan’

Anúncios

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou uma carta nesta quinta-feira (21) à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, para formalizar a designação da Colômbia como um aliado estratégico fora da Otan.

Em comunicado transmitido pela Casa Branca, Biden afirma que essa designação é “um reconhecimento da importância da relação entre os Estados Unidos e a Colômbia e as contribuições cruciais da Colômbia para a segurança regional e internacional”.

Anúncios

Biden já havia feito o anúncio em março a seu par colombiano Iván Duque durante sua visita a Washington.

Iván Duque, presidente da Colômbia, durante discurso gravado para a Assembleia Geral da ONU em 2020 — Foto: UNTV via AP
Iván Duque, presidente da Colômbia, durante discurso gravado para a Assembleia Geral da ONU em 2020 (Foto: UNTV/Reprodução)

“A Colômbia é a pedra angular de nossos esforços compartilhados para construir um hemisfério próspero, seguro e democrático”, disse.

O status de “aliado importante não pertencente à Otan” (MNNA, na sigla em inglês), uma qualificação legal que os Estados Unidos concedeu a 18 países, proporciona benefícios em questões militares e comerciais. A Argentina e o Brasil, designados por Bill Clinton em 1998 e por Donald Trump em 2019, eram até agora os únicos latino-americanos.

Anúncios

A Colômbia é, por outro lado, o único parceiro global latino-americano da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), desde 2017.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Abril Laranja busca atuar na prevenção à crueldade animal

25/04/2024

Anúncios O Departamento de Proteção Animal (DPA) e o Centro de Acolhimento de Animais de Botucatu...

Categorias