27 abril, 2024

Últimas:

Bíblia intacta entre restos de incêndio comove desabrigados em SP: “Deus mostrando que salvou vidas”

Anúncios

No meio da destruição do incêndio que queimou mais de 20 habitações em uma comunidade em São Vicente na madrugada de ontem (31), moradores relatam terem se emocionado e visto um sinal quando um deles encontrou uma bíblia intacta.

Uma moradora afirma que retornava aos escombros de sua casa na comunidade Dique do Caxeta, na manhã após o incêndio, quando, entre diversos objetos destruídos, encontrou sua bíblia intocada pelo fogo.

Anúncios

Loading video

“Eu voltei lá, só vi a marca da cama onde meu filho dormia, a geladeira contorcida pelo fogo, o fogão derretido. Não tem mais nada. A cômoda de roupa do meu filho. Não sobrou nada pra contar a história. O que não queimou foi a Biblia”, afirmou a cabeleireira Franciléia Santos de Melo, de 39 anos, em entrevista ao Portal Costa Norte.

“É verdade. O fogo destruiu tudo, mas uma Bíblia não queimou. Um morador até gravou um vídeo”, afirmou a vendedora Adriana dos Santos, de 40 anos, moradora da comunidade e membro da Associação Meninos do Caxeta.

Anúncios

Apesar de não ter tido a casa destruída pelo fogo, Adriana tem mobilizado esforços junto de outros moradores  para ajudar aqueles que, como Franciléia, perderam tudo. “A gente fica triste de ver vizinhos, amigos, sem nada, perder tudo. Pessoas com bebê no colo, sair com a roupa do corpo, perderam tudo, tudo, não saíram com nada”.

Léia, como a cabeleireira é conhecida na comunidade, foi acordada aos gritos de fogo e conseguiu salvar os três filhos com quem mora, incluindo uma bebê de sete meses. Ela acredita que o encontro da biblia é um inequívoco sinal divino. “Acontece um incêndio assim e não tem vítimas, é Deus mostrando que salvou vidas”, conclui, enfática.

A Associação Meninos do Caxeta afirma que 23 moradias foram destruídas e estima que cerca de 100 pessoas tenham ficado desabrigadas, num incêndio na madrugada que durou cerca de uma hora até ser contido pelos bombeiros. Apesar disso, segundo informações do Corpo de Bombeiros, nenhum morador ficou ferido pelas chamas ou fumaça.

Léia, que retornou à comunidade para uma habitação emprestada por vizinhos sensibilizados ao vê-la desabrigada com os três filhos, relaciona o encontro da Bíblia à ausência de vítimas no incêndio.

“Teve um pessoal também que achou Bíblia, eu não fui a única. Mas eu vou guardar essa Biblia”, conclui.

O Incêndio

De acordo com moradores, as chamas começaram por volta das 3h30 da madrugada na comunidade Dique do Caxeta, próxima à Vila Jóquei Club. “Foi muito rápido. Todo mundo tentando ajudar, mas não dava conta, porque o fogo se alastrou muito rápido”, afirmou a vendedora Adriana dos Santos, de 40 anos, em entrevista ao Portal Costa Norte.

Por volta das 4h, sete viaturas dos bombeiros da base de São Vicente chegaram ao local e conseguiram conter as chamas. Segundo os bombeiros, pelo menos 21 casas ficaram destruídas. Por volta de 7h, as equipes trabalhavam no rescaldo das chamas.

Na manhã de ontem, especulou-se que o incêndio teria sido provocado por um morador após brigar com a mulher. No entanto, segundo a gestão municipal de São Vicente, as causas do incêndio seguem em investigação.

Como ajudar

Em apoio às pessoas que tiveram seus pertences destruídos durante o incêndio, o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações. “Os itens mais necessários no momento são roupas, toalhas, alimentos não-perecíveis, água potável, material de higiene pessoal e de limpeza”, afirmou a prefeitura.

A Associação Meninos do Caxeta, gerida por moradores, também aceita doações. Para mais informações,contatar os números (13) 99127-4856 / (13) 99127-4856.


Fonte: Costa Norte Sistema de Informação

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias