Anúncios
O futebol belga vem surpreendendo nos últimos anos. Após a vitória sobre Israel por 3 a 1, nesta terça-feira, a seleção garantiu a primeira colocação no ranking da Fifa pela primeira vez na história. Além disso, terminou as Eliminatórias para a Eurocopa 2016 na liderança do Grupo B, com 23 pontos, e será uma das cabeças de chave do torneio continental.
Agora com 1440 pontos, a Bélgica, que estava na terceira posição do ranking referente ao mês de outubro, com 1387 pontos, desbancou a Argentina, que aparecia em primeiro lugar, com 1419 pontos, e Alemanha, em segundo, com 1401.
Anúncios
A seleção chegou para a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com status de promessa, mas acabou eliminada pela Argentina, que seria vice-campeã, nas quartas de final, ao ser derrotada por 1 a 0.
Estrela do Chelsea, o meia Hazard é o camisa 10 da equipe comandada por Marc Wilmots. Além dele, o goleiro Courtois, também dos Blues, o zagueiro Kompany, do Manchester City, os meias Kevin De Bruyne, outro que defende os Citizens, Fellaini, do Manchester United, e o atacante Lukaku, do Everton, são destaques da seleção belga.
Anúncios
Funcionamento do ranking da Fifa – Criado em agosto de 1993, o ranking utiliza uma fórmula que envolve multiplicação para chegar à pontuação mensal de cada seleção. O cálculo é baseado no resultado dos jogos, importância deles e força do adversário e da confederação continental. O número total de pontos num período de quatro anos é determinado pela adição dos pontos ganhos durante as partidas realizadas nos últimos 12 meses e também antes disso.
Entenda a fórmula:
P = M x I x T x C
M: pontos pelo resultado do jogo
Vitória: 3 pontos
Empate: 1 ponto
Derrota: zero pontos
Em caso de disputa de pênaltis, o vencedor ganha 2 pontos e o perdedor soma 1
I: importância da partida
Amistosos ou jogos de competições menores – 1 ponto
Eliminatórias para a Copa do Mundo ou para o principal torneio da confederação – 2,5 pontos
Principal torneio da confederação – 3 pontos
Copa do Mundo – 4 pontos
T: força do adversário
O valor de 200 pontos é atribuído a todas as seleções. O líder tem essa pontuação garantida, enquanto as outras equipes terão sua posição no ranking subtraída de 200. Em caso de seleções abaixo do 150º lugar, o valor é de 50 pontos.
C: força da confederação
Conmebol (América do Sul): 1
Concacaf (América do Norte e América Central): 0,99
AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania): 0,85
Em caso de jogos entre seleções de confederações diferentes, o cálculo do coeficiente será pela média.
Fonte: Yahoo!