Anúncios
A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP) confirmou os primeiros casos de dengue em Bauru em 2016. Foram confirmados 11 casos nesta quinta-feira (21). Em 2015 foram registrados na cidade 8.522 casos de dengue.
O município reitera a importância da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. O verão, devido ao clima quente e úmido, já é propício à proliferação do mosquito. E neste, em especial, devido ao excesso de chuvas, pode facilitar o acúmulo de água parada, ambiente ideal para a procriação do Aedes. Assim, é necessário que a população redobre a atenção e colabore de forma ainda mais efetiva para o combate ao mosquito.
Anúncios
Para evitar a proliferação do mosquito, a Secretaria recomenda a todos:
– Evitar vasos de plantas com pratos de plásticos
Anúncios
– Manter ralos internos e externos tampados, bem como vasos sanitários
– Manter as piscinas limpas, tampadas ou desmontadas, quando possível.
– Descartar todo material inservível com potencial para criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti (garrafas, latas, embalagens vazias, pneus e outros)
– Manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias
– Manter alguém responsável pela troca e limpeza dos recipientes de água dos animais, etc.
A proliferação do mosquito Aedes aegypti só é possível desde que haja condições da sobrevivência das suas larvas, entre elas a água parada. De acordo com a Divisão de Vigilância Ambiental do município, todos os moradores, proprietários de imóveis com edificações habitadas e desocupadas ou de imóveis sem construções devem providenciar não só a capinação dos mesmos quando necessário, mas também a retirada de todo o lixo ou entulhos, já que as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e da febre chikungunya se proliferam em qualquer tipo de recipiente onde possa armazenar o mínimo de água possível, desde tampinhas de garrafas até garrafas pets, latas, baldes, etc. A Divisão informa também que é proibido atear fogo em matagais ou entulhos.
Fonte: G1