19 abril, 2024

Últimas:

Bannon se declara inocente de obstruir a investigação do ataque ao Capitólio dos EUA

Anúncios

Steve Bannon, um aliado próximo do ex-presidente americano Donald Trump, se declarou inocente nesta quarta-feira (17) das acusações de “obstrução dos poderes de investigação do Congresso” sobre o atentado de 6 de janeiro ao Capitólio, segundo documentos judiciais.

O ex-assessor de 67 anos está sendo processado por se recusar a testemunhar e apresentar documentos ao comitê especial da Câmara dos Representantes que investiga o papel do ex-presidente republicano no ataque de seus apoiadores à sede do Congresso.

Anúncios

Ele pode pegar entre 30 dias e um ano de prisão por cada uma das duas acusações.

Bannon se apresentou à polícia na manhã de segunda-feira em Washington e deve comparecer perante um juiz federal na quinta-feira.

Anúncios

“Vamos ao ataque, estamos cansados de jogar na defensiva”, garantiu ele a jornalistas na segunda, acusando o presidente democrata Joe Biden de ter ordenado diretamente o processo.

Convocado pela comissão de maioria democrata, Bannon se recusou a colaborar, invocando o direito dos presidentes de não revelar o conteúdo de certos documentos e discussões.

O influente conselheiro desempenhou um papel crucial na eleição de Trump em 2016, dando um toque decididamente populista à campanha do magnata, que ainda assim o demitiu no ano seguinte.

A comissão de inquérito suspeita que nos dias que antecederam o ataque, o ex-assessor falou sobre a manifestação com Trump, e que fazia parte da “célula de crise” liderada pelos assessores do então presidente, baseada em um hotel de luxo em Washington.

Espera-se que seu depoimento permita que os legisladores entendam o que Trump estava fazendo antes e durante o ataque.

A acusação de Bannon é, de acordo com a comissão, “uma mensagem clara” para quem se recusa a cooperar.

A comissão, que já ouviu mais de 150 testemunhas, divulgou novas intimações na semana passada contra membros da comitiva de Trump, incluindo a ex-porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, e o ex-assessor Stephen Miller.

Seu ex-chefe de gabinete, Mark Meadows, também pode ser processado por rejeitar uma convocação.

Em 6 de janeiro, milhares de apoiadores de Trump entraram à força no Congresso enquanto os congressistas certificavam a vitória de Biden, semeando caos e violência.

Fonte: Yahoo!

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias