16 abril, 2024

Últimas:

Baixo nível da represa de Jurumirim gera preocupação na região de Avaré

Anúncios

O baixo nivel de água da Represa de Jurumirim está gerando preocupação na região de Avaré (SP). Nesta semana, o volume útil do reservatório chegou a 31,86%, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Conforme os dados da agência, na terça-feira (15), o volume era de 31,97%, o número mais baixo para esta data nos últimos 10 anos. Em 2019, o volume útil da represa no dia 15 de junho era de 34,29% e, em 2020, de 40,44%.

Anúncios

Apesar do volume baixo, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que ainda não há risco para o abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. Segundo o órgão, desde o fim do ano passado, as equipes estão atuando em diversas frentes e adotando medidas preventivas.

A Represa de Jurumirim banha sete cidades da região de Avaré e, ao menos, quatro delas usam o reservatório para o turismo. Uma das preocupações com a baixa do nível do reservatório é principalmente com o meio ambiente, já que a seca pode causar desequilíbrio na fauna aquática.

Anúncios

Além disso, o aumento das contas de luz também pode ser considerado consequência da crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas. Segundo o ONS, o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos, fazendo necessário o acionamento das usinas termelétricas para suprir a queda de oferta.

Em nota, a Rio Paranapanema Energia informou que “vem adotando as medidas para dar cumprimento a todas as determinações decorrentes da Sala de Crise do Rio Paranapanema, coordenada pela ANA, reforçando seu compromisso com o meio ambiente, com as comunidades das regiões onde atuamos e com o setor elétrico e as leis brasileiras”.

Fonte: G1 – Foto: Renan Ciconelo/TV TEM

Últimas

Experian é nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Enterprise Fraud Solutions 2024 Vendor Assessment

16/04/2024

Anúncios A Experian anunciou que foi nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Enterprise Fraud Solutions 2024...

Categorias