26 abril, 2024

Últimas:

Baixada Santista não antecipa feriados e terá restrição nos acessos

Anúncios

As nove cidades da Baixada Santista, no litoral sul paulista, não vão antecipar feriados municipais e, com isso, não vão aderir ao feriado prolongado de quarta-feira (20) a domingo (24) que passará a valer em na capital paulista Haverá ainda bloqueios nos acessos à região da baixada para evitar que uma grande quantidade de veículos acesse as cidades litorâneas no período. A prefeitura de Santos, uma das cidades da baixada, informou que os bloqueios são uma ação em acordo com o governo estadual.

As decisões foram anunciadas na manhã de hoje (19) pelo prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa, em entrevista coletiva após reunião com os prefeitos da região. “Quarentena não é férias, as pessoas têm que ficar em casa. Entendemos que antecipar feriado iria estimular a vinda de turistas para região”, disse.

Anúncios

Na capital, foram antecipados os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta quarta (20) e quinta-feira (21). Na sexta-feira (22), será decretado ponto facultativo. As medidas têm o objetivo de aumentar a taxa de isolamento social e reduzir o contágio da covid-19.

O Condesb pediu ao governo estadual mais restrições nas rodovias de acesso ao litoral, área de jurisdição do estado. “Pleiteamos medidas restritivas para desestimular o turismo nesse momento. Com as pessoas se deslocando, o vírus se expande”, disse, explicando que recorreu ao estado porque o município não tem autonomia para atuar nas estradas.

Anúncios

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, haverá apoio ao trabalho já realizado nas cidades. “Dialogamos com as prefeituras da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul e o Estado irá apoiar as restrições que essas prefeituras estabelecerem no seu território”, disse.

Justiça

A Justiça paulista determinou hoje (19), após pedido do Ministério Público do estado (MPSP), que a Fazenda Pública do Estado de São Paulo “proceda, no prazo de doze horas, a restrição de acesso de turistas aos municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo, entre os dias 20/05/2020 e 25/05/2020”. As três primeiras são cidades localizadas na Baixada Santista. As duas últimas estão no Vale do Ribeira.

O acesso deve ser liberado apenas para veículos de emergência, de locomoção para atendimento médico, transporte e abastecimento de suprimentos, prestação de serviços essenciais (como correios, combustíveis e mercadorias compradas online).

Os veículos que quiserem adentrar nos municípios precisarão comprovar que cumprem situações específicas: que está em trânsito para outra cidade, que têm atividade comercial ou vínculo domiciliar no local.

Fonte: Agência Brasil

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias