Anúncios
Os prefeitos da Baixada Santista, região de São Paulo, estão buscando, de forma conjunta e em parceria com o Governo do Estado, alternativas para conter a ida de turistas para o litoral paulista durante as festas de fim de ano. O principal objetivo é evitar a progressão da contaminação pelo novo coronavírus. Uma das alternativas avaliadas é proibir o acesso às praias, segundo informado pelo prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB).
Por meio de sua assessoria, o prefeito afirmou que uma das propostas discutidas em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), na última terça-feira (15), foi a implantação de um ‘cordão de isolamento’ nas praias. De acordo com ele, a expressão não refere-se a uma barreira física, e sim, à proibição total do acesso às praias da região (orla e faixa de areia), de 24 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro a 3 de janeiro.
Anúncios
Segundo Matheus, o poder público vem fazendo sua parte no combate à Covid-19, mas, é fundamental a solidariedade e empatia da população nesse momento. Devido ao fato de a prevenção ao coronavírus continuar sendo necessária, os municípios orientam que as festas de fim de ano sejam celebradas em casa, com a família, evitando aglomerações.
A proibição do acesso às praias, segundo o chefe do Executivo de Bertioga, somente será possível com apoio do governo estadual, uma vez que os municípios do litoral paulista não possuem efetivo suficiente para fiscalizar o cumprimento da medida.
Anúncios
Condesb
Para tratar de medidas de contenção da Covid-19 na virada do ano, os prefeitos da Baixada Santista solicitaram uma audiência com o governador João Doria, a quem entregaram uma carta de reivindicações, como o apoio da Polícia Militar na restrição de acesso às cidades e praias.
O tema foi discutido em reunião extraordinária do Condesb, realizada por videoconferência nesta terça-feira, com participação de seis dos nove prefeitos da região. “Vamos expor ao governo estadual a inviabilidade de os municípios arcarem com essas medidas de prevenção”, argumentou o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), atual presidente do Condesb, lembrando que, no período de Ano Novo, a região contará com um efetivo extra de policiais militares, em função da Operação Verão.
Governo do Estado
A Secretaria de Desenvolvimento Regional afirmou que recebeu oficialmente o pleito dos prefeitos da Baixada Santista, solicitando apoio do Governo do Estado para a conscientização de turistas durante os períodos de Natal e Réveillon.
O Governo de São Paulo afirma que apoiará as estâncias turísticas do estado, incluindo os municípios do litoral, em ações conjuntas entre estado e prefeituras sobre a importância do distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e evitar aglomerações para mitigar o contágio do coronavírus.
O estado reforça que a quarentena continua em vigor, com observância às regras do Plano SP. A conscientização da população é fundamental para a preservação de vidas nos 645 municípios paulistas. Segundo o governo, a fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras.
Os detalhes sobre as ações ainda serão definidos em reunião com as secretarias estaduais e anunciadas pelo governador João Doria.
Fonte: G1 – Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna