18 abril, 2024

Últimas:

Avião que caiu em Tietê e matou duas pessoas estava com documento irregular desde 2017

Anúncios

avião bimotor que caiu após decolagem em uma área rural de Tietê (SP) estava com a documentação irregular desde 2017. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O piloto, de 52 anos, e o passageiro morreram carbonizados.

De acordo com o boletim de ocorrência, equipes foram informadas de que uma aeronave bimotor para cinco lugares, que havia decolado do aeródromo de Tietê às 10h40, havia caído logo após a decolagem em uma área rural no Jardim Baronesa, na Fazenda Palmeiras.

Anúncios

Com a queda, o piloto Celso Bernardo dos Reis e o passageiro João Robson da Lima Costa não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. Os dois homens moravam na capital.

Ainda conforme o boletim, as vítimas foram buscar a aeronave de prefixo PTVEO, fabricação 1987, para retornar ao município de Penápolis. A queda ocorreu logo após a decolagem.

Anúncios

Piloto Celso Bernardo dos Reis e passageiro João Robson da Lima Costa morreram em queda de bimotor em Tietê (SP) — Foto: Reprodução/Facebook
Piloto Celso Bernardo dos Reis e passageiro João Robson da Lima Costa morreram em queda de bimotor em Tietê (SP) (Foto: Reprodução/Facebook)

Peritos do Instituto de Criminalística e uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) estiveram no local para analisar o que pode ter causado o acidente.

A Anac informou que a aeronave estava com a documentação irregular desde 2017. Segundo o órgão, os donos do bimotor não fizeram a inspeção anual de manutenção.

Ainda de acordo com a Anac, em 2012 a mesma aeronave se envolveu em um acidente, em Campinas, causado por um pouso forçado por conta de condições climáticas. Na época, ninguém ficou ferido.

A agência disse ainda que o plano de voo, que indica se a aeronave poderia ou não voar, é liberado pela Aeronáutica.

Causas de queda de avião bimotor em Tietê (SP) serão investigadas pelo Cenipa — Foto: Reprodução/TV TEM
Causas de queda de avião bimotor em Tietê (SP) serão investigadas pelo Cenipa (Fotos: Reprodução/TV TEM)

Em nota, a Aeronáutica afirmou que vai ajudar o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) nas investigações.

O Cenipa informou também que vai investigar as causas do acidente e que o tempo para conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do caso.

A reportagem tentou contato com os donos da aeronave, mas não teve retorno.

Fumaça após queda de aeronave em Tietê (SP) assustou moradores — Foto: Arquivo Pessoal
Fumaça após queda de aeronave em Tietê (SP) assustou moradores (Foto: Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

Últimas

MediaCo adquire conteúdo e operações digitais da Estrella Media

18/04/2024

A transação irá criar uma das maiores plataformas de mídia multicultural do país.

Categorias