26 abril, 2024

Últimas:

Avaré tem primeiro caso de febre chikungunya, diz Vigilância Sanitária

Anúncios

Bairro onde paciente mora foi nebulizador (Foto: Reprodução/TV TEM)

O primeiro caso de chikungunya deste ano em Avaré (SP) foi confirmado nesta terça-feira (29) pela Vigilância Sanitária. A paciente, de 47 anos, não precisou ser internada, tem tido acompanhamento ambulatorial, e foi contaminada durante viagem a Arapiraca (AL), diz o órgão. Segundo ela, que não quer se identificar, não está totalmente recuperada, mas já está melhor em comparação com o que já passou.

“De início dores nas articulações, muita febre, o corpo fica todo vermelho. Dor de cabeça, ânsia, vômito e, por último, o corpo fica todo ‘pintadinho’ e começa a coçar. Coça muito, é desagradável. Simplesmente paralisa a gente. Deixa com fortes dores, a gente ‘se arrasta’, os joelhos ficam inchados. Cada vértebra da coluna dói, dói tudo”, conta.

Anúncios

A febre chicungunya é transmitida pelo mesmo mosquito que causa a dengue. A doença pode deixar sequelas graves, a pessoa infectada pode ficar de 3 meses a 3 anos sentindo dores fortes nas juntas e articulações. O tratamento é por acompanhamento médico com remédios para controlar as dores.

Todo o Bairro São Judas Tadeu, onde a mulher mora, foi nebulizado entre 15 e 19 de setembro. No local há uma creche que atende mais de 100 crianças, de 4 meses a 3 anos. A diretora foi avisada sobre o caso e marcou uma reunião com os pais para explicar sobre o problema e pedir para que redobrem os cuidados.

Anúncios

A secretária de saúde de Avaré, Vanda Corina Nassif, diz que o município monitora o caso desde o início. Com a confirmação da febre, intensificou os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da doença. A Vigilância ainda decide se vai estender a nebulização para os bairros vizinhos.

Fonte: G1

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias