28 março, 2024

Últimas:

Autoridades francesas têm poucas esperanças de salvar baleia-branca perdida no rio Sena

Anúncios

As esperanças de salvar uma baleia beluga perdida no rio Sena, na França, praticamente acabaram neste domingo (7). Mas as equipes de resgate descartam a eutanásia por enquanto.

A beluga, também conhecida como baleia-branca, foi detectada pela primeira vez em 2 de agosto no rio que atravessa a capital francesa e chega ao Canal da Mancha. Desde sexta-feira (5), ela está entre duas eclusas a cerca de 70 km ao norte de Paris. No entanto, deixá-la nessas águas mornas e paradas não é mais uma opção.

Anúncios

“Ela tem que ser transferida nas próximas 24 a 48 horas. Essas condições não são boas”, disse à AFP a chefe da ONG Sea Shepherd na França, Lamya Essemlali. Especialistas afirmaram que têm “poucas esperanças” para o mamífero, que está visivelmente abaixo do peso, disse.

Foto de 6 de agosto de 2022 mostra baleia beluga nadando no rio Sena, em trecho que fica em Notre-Dame-de-la-Garenne, no noroeste da França; animal pareceu abaixo do peso, o que despertou preocupação de autoridades (Foto: Reprodução)

Vitaminas foram administrados no animal, para tentar abrir seu apetite, sem sucesso. “Essa falta de fome se deve certamente a algum problema, uma doença. Ele não se alimenta bem e isso começou há semanas, ou até meses. Mesmo quando estava no mar, não comia mais”, explica Lamya Essemlali. Porém, o cetáceo ainda tem “energia (…) vira a cabeça, reage aos estímulos”, disse.

Anúncios

Uma das opções que chegou a ser cogitada foi retirá-lo da água, dar-lhe vitaminas, examiná-lo e enviá-lo ao mar. Porém, “todos nós duvidamos de sua capacidade de retornar ao mar”, disse Lamya Essemlali. “Mesmo se a levarmos com um navio, seria extremamente perigoso ou impossível”, disse ela. Mas a chefe da ONG Sea Shepherd afirmou que a opção da eutanásia foi descartada por enquanto.

A beluga é uma espécie protegida de cetáceo que normalmente vive nas águas frias do Ártico. Segundo o observatório Pelagis, especialista em mamíferos marinhos, este é o segundo registro na França depois que um pescador do estuário do Loire capturou um exemplar em suas redes em 1948.

No início de junho, uma orca também havia sido observada no Sena, entre as cidades de Rouen e Le Havre. O animal foi finalmente encontrado morto e uma autópsia indicou morte por inanição.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Rauva descomplica burocracia para brasileiros que desejam abrir negócio em Portugal

28/03/2024

Anúncios LISBOA, Portugal, March 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Portugal é um destino cada vez mais...

Categorias