29 março, 2024

Últimas:

Ataque em universidade deixa 22 mortos no Afeganistão

Anúncios

Homens armados invadiram a Universidade de Cabul nesta segunda-feira (2) no Afeganistão, e um confronto que durou cinco horas deixou pelo menos 22 mortos, segundo o Ministério do Interior afegão, que também informou que três agressores foram mortos no tiroteio.

A organização terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do atentado, segundo a agência vinculada ao grupo, Amaq News. A informação não é confirmada pelo governo afegão.

Anúncios

Em meio a uma onda crescente de violência no país, é o segundo ataque a um centro educacional em uma semana.

Um estudante universitário disse a jornalistas que o grupo estava armado com pistolas e fuzis Kalashnikov na universidade, que é a mais antiga do país e tem cerca de 17 mil alunos.

Anúncios

Ele disse que o ataque ocorreu no lado leste da universidade, onde ficam as faculdades de direito e de jornalismo.

Alunos foram vistos fugindo do local e, durante o confronto, explosões esporádicas de granadas e disparos de armas automáticas ecoaram pelas ruas vazias ao redor da universidade.

Mais de 20 estudantes e funcionários da faculdade foram feitos reféns durante o cerco à universidade, segundo o jornal “The New York Times”.

A imprensa afegã diz que uma feira de livros estava sendo realizada na universidade no momento do confronto.

Segurança é reforçada na região da Universidade de Cabul, no Afeganistão, onde um ataque de homens armados deixou mortos e feridos — Foto: Rahmat Gul/AP
Segurança é reforçada na região da Universidade de Cabul, no Afeganistão, onde um ataque de homens armados deixou mortos e feridos (Fotos: Reprodução)

Negociações com o Talibã

Em 2018, um atentado perto da universidade deixou ao menos 26 mortos e 18 feridos. Na época, o Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

As mortes ocorrem em meio a negociações de paz entre o governo do país e o Talibã. A tentativa de acordo é apoiada pelos Estados Unidos, que querem retirar suas tropas do Afeganistão.

Os EUA assinaram um acordo com o Talibã em fevereiro e se comprometeram a retirar tropas americanas e da Otan do Afeganistão até abril de 2021.

Os EUA estão no país desde 7 de outubro de 2001, quando invadiram o Afeganistão em resposta aos ataques do 11 de Setembro.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias