Asteroide gigante vai passar perto da Terra no começo da noite desta terça, diz Nasa

Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). O ponto mais próximo desta trajetória está previsto para ser percorrido às 18h50 (horário de Brasília).

Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não poderá ser visto a olho nu. O asteroide deve passar a uma distância de aproximadamente dois milhões de quilômetros da Terra, a maior proximidade prevista para os próximos dois séculos.

O asteroide recebeu o nome 7482 (1994 PC1) e estima-se que ele atinja a velocidade de 76.192 km/h.

Embora tenha proporções significativas para um objeto espacial, ele não é o maior corpo que já se aproximou da Terra. Anteriormente, em 2017 o 3122 Florence (1981 ET3) tinha dimensões entre 4 e 8,4 quilômetros de largura (ele deve fazer outra passagem pelos arredores do nosso planeta em 2057).

Para ser considerado um objeto que “se aproximou da Terra”, o objeto espacial deve passar a uma distância de, pelo menos, 48 milhões de quilômetros.

Teste de impacto

Em novembro, a Nasa lançou uma missão teste com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças. O alvo é o Dimorphos, satélite que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior. O choque vai ser a 11 milhões de quilômetros da Terra.

O impacto, esperado para setembro de 2022, será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.

Fonte: G1