23 abril, 2024

Últimas:

Artigo: Veneno versus Remédio – Por Franz Burini

Anúncios

Prezados leitores, na semana passada tivemos a oportunidade de enfatizar a importância de ser fisicamente ativo e a repercussão na saúde e, principalmente, no tratamento de algumas doenças. Vale enfatizar que, como toda conduta terapêutica/medicação, existe uma relação risco versus benefício, que deve ser respeitada.

Os principais riscos relacionados à prática de exercícios físicos são os cardiovasculares (arritmias, infarto, pico hipertensivo), músculos esqueléticos (lesões musculares, tendinopatias, fraturas por estresse) e metabólicos (hipoglicemias, desidratação).

Anúncios

Quanto maior a intensidade do exercício físico praticado, maior é o risco de complicação cardiovascular, enquanto que quanto maior a duração do exercício, maior o risco de complicação músculo esquelética.

Os programas de exercícios físicos, devidamente estruturados, contemplam diferentes fases de evolução, que, certamente, levam em consideração o perfil do praticante (fatores de risco pré-existentes) e os estímulos/desafios a serem superados, no intuito de melhora da aptidão física, seja ela no contexto cardiorrespiratório, seja no contexto biomecânico.

Anúncios

Equívocos comumente observados dizem respeito à exposição do organismo, sem o devido preparo, a períodos prolongados de atividades (exemplo as corridas de rua com grandes distâncias, ou distâncias acima da qual o indivíduo está preparado), exposição prolongada a fatores ambientais, como calor forte e desidratação, ou atividades de alta intensidade.

Para todos estes cenários existem profissionais devidamente capacitados e preparados para prestar atendimento caso ocorram tais intercorrências. O serviço de Medicina Esportiva do nosso HC está de portas abertas para possíveis dúvidas e demandas (informações no ramal de agendamentos).

Respeite seu corpo, respeite os programas de exercícios físicos e treinamentos, e, qualquer dúvida, entre em contato conosco.

 

Forte abraço e até a próxima.

Lembre-se, a vida está valendo e não há tempo para pausas, portanto: play!

 

**Dr. Franz Burini é médico do esporte do HC UNESP, proprietário da Clínica Corpore Sano e consultor do Comitê Olímpico Internacional, CBF, UFC, Confederação Brasileira de Surf e do programa Bem Estar da Rede Globo.

 

 

Jornal Leia Notícias

Últimas

Qual é o esporte mais popular entre os apostadores brasileiros?

23/04/2024

Anúncios Nos últimos anos, o Brasil tornou-se rapidamente um dos mercados mais lucrativos para operadores de...

Categorias