Anúncios
Cada vez que ouço este verso, cantado por Milton Nascimento na bela canção “Clube da Esquina 2”, composta há mais de 40 anos fico pensando em seu amplo significado. Falando originalmente da ditadura no Brasil, destaca a importância dos jovens naquele período (“porque se chamava moço, também se chamava estrada…). “Os sonhos não envelhecem” e, acrescento por minha conta, eles se renovam
Tenho uma imagem comigo que o tempo passa de modo diferente para pessoas diferentes. Algumas pessoas param no tempo enquanto o tempo passa por elas. E ao passar, o tempo acaba levando outras pessoas que, inicialmente mais jovens, acabam ficando mais velhas que aquelas que eram mais velhas que elas. É como uma corrida de carros, onde o tempo é a pista e as pessoas são os carros.
Anúncios
Pessoas que fazem o tempo parar são aquelas que tem sonhos que não envelhecem. E hoje dirigindo este imenso HC, vejo muitas delas renovando sonhos para que eles não envelheçam. Vejo jovens de qualquer idade com ideias arrojadas que logo vão transformar o HC em um hospital mais organizado e acolhedor do que ele já é.
Encontrei, nos últimos dias, algumas multidões de pessoas. Explico. Fui a alguns locais em que havia um aglomerado de pessoas esperando algo, desde o início de um show do Roberto Carlos até o gol do SPFC em um Morumbi lotado. Mas o que mais me impressionou foi a multidão de pessoas que vi em uma destas manhãs, esperando uma consulta médica nos ambulatórios que temos. Naquela estrutura velha e desgastada pelos anos de uso, encontrei pessoas que talvez estivessem sonhando com uma condição clínica melhor. E como nossos sonhos não envelhecem mas se renovam, quase anunciei que em breve teremos um novo prédio de ambulatórios, belo e digno como a condição clínica que eles tanto sonham.
Anúncios
Por falar em tempo e sonho, completo nestes dias um ano de improvável parceria com o Géro, que me deu este espaço em seu jornal. Já são mais de 40 textos publicados neste período. Resolvi então guardá-los em uma gaveta virtual em forma de blog* (ainda em construção) para que sejam abertos pelos mais corajosos ou aqueles com mais paciência. Espero que tenham voluntários: www.andrebalbi. blogspot.com.
Dr André Balbi é médico nefrologista, professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.