20 abril, 2024

Últimas:

Centenário do Santuário de Lourdes: capuchinhos ajudaram a consolidar a Igreja Católica em Botucatu

Anúncios

O Santuário de Nossa Se­nhora de Lourdes celebra, no início de setembro, seu primeiro centenário de fundação. As festividades ocorrerão entre os dias 5 e 8, com extensa progra­mação religiosa e festiva. Mais do que uma impo­nente arquitetura no Cen­tro de Botucatu, a igreja é também importante na história da presença da Igreja Católica.

A trajetória do Santuá­rio de Nossa Senhora de Lourdes está ligada à che­gada dos frades capuchi­nhos a Botucatu, trazidos em 1.909 pelo bispo Dom Lúcio Antunes de Souza, quando ocorreu a rees­truturação da diocese. À Ordem Franciscana foi atribuída a administração da primeira Igreja de São Benedito (no Largo da Praça do Paratodos), que anteriormente fora a ma­triz católica. Ficaram na administração da basílica até 1918, quando da con­cepção de um novo espa­ço.

Anúncios

Muitos dos frades ca­puchinhos são lembrados com respeito e carinho pelos fiéis, como o frei Afonso Maria Lorenzon (1923- 2009), que apos­tolou em Botucatu duran­te 26 anos (1952-1956, 1981-1993 e de 1999 a 2009) e foi durante doze anos o guardião do Santu­ário. É lembrado por estar na orientação espiritual e

Lourdes) realizou parte de suas pesquisas, visitando locais que hoje são pontos turísticos, como as Três Pedras e o Gigante Ador­mecido. Morreu em 1968, tendo recebido o título de “Cidadão Botucatuense”, conferido no ano anterior. Empresta seu nome ao Conjunto Residencial Frei Fidelis, nas proximidades da Rodovia João Hypólito Martins, a Castelinho.

Anúncios

Hoje o Santuário de Lourdes é coordenado pelo frei Ismael Martig­nagno, 80 anos, e abriga quatro frades capuchi­nhos que atuam direta­mente em projetos e mis­sões junto à comunidade, atendimento diário em orientação espiritual, além dos ritos sacerdotais.

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Últimas

Vice-prefeita de Bofete e assistente social sofrem tentativa de homicídio em Praça

20/04/2024

Anúncios Na manhã da sexta-feira, 19 de abril, a pacata cidade de Bofete, interior de São...

Categorias