29 março, 2024

Últimas:

Artigo: Cuide do seu corpo, você mora dentro dele! – Por Franz Burini

Anúncios

Ano novo, novos projetos, novas metas, e, certamente, nada disso adianta se a saúde não estiver em primeiro plano e prioridade.E seria difícil falar em saúde não abordando a prática de exercícios físicos. Este hábito deveria fazer parte do cotidiano, assim como tomar banho e escovar os dentes. Vale qualquer atividade que mova o corpo.

Atualmente, o sedentarismo é a principal causa de morte evitável, e depende exclusivamente de cada um de nós. Caminhar, pedalar, nadar, dançar, brincar, vale tudo para evitar o hábito de ficar sentado na maioria do tempo do nosso dia. Existem programas de exercícios na comunidade, em algumas praças, ginásios e até mesmo em alguns postos de saúde de nossa cidade. Isto porque o exercício físico faz parte do tratamento de inúmeras doenças, como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes, colesterol alterado, excesso de peso, ansiedade, depressão e outras tantas. Portanto, pratique para prevenir o aparecimento de doenças, e se porventura já tiver alguma, pratique como parte importante do tratamento.

Anúncios

Muitas vezes o exercício físico, por si só, já é suficiente para tratar alguns casos.Enfim, prezado leitor, faça um favor à você e a seus entes queridos: exercite-se: play! Evite hábitos sedentários e contagie seus queridos, seja pela estética, seja pela doença ou seja pelo amor próprio e sua saúde!

E se porventura houver qualquer possível restrição ou cuidado para que consiga se exercitar com segurança, o serviço de Medicina Esportiva do nosso Hospital das Clínicas (HC) da UNESP de Botucatu está à disposição (informações no ramal de agendamentos).Semanalmente abordaremos assuntos relacionados às Ciências do Esporte e dicas sobre como otimizar a sua saúde! Envie sua dúvida e fique sempre ligado. Forte abraço e até a próxima!

Anúncios

**Dr. Franz Burini é médico do esporte do HC UNESP, proprietário da Clínica Corpore Sano e consultor do Comitê Olímpico Internacional, CBF, UFC, Confederação Brasileira de Surf e do programa Bem Estar da Rede Globo.

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias