25 abril, 2024

Últimas:

Artigo: Carpe Diem – Por Francisco Habermann

Anúncios

Desculpem-me os leitores por começar com um título diferente. É que andei recordando a vida de ginasiano antigo e lembrei-me de quanto sofríamos no estudo da chamada língua morta, o Latim.

A professora era rigorosa e só ouso abordar o assunto porque Marta, minha esposa, sabe decor até hoje o texto inicial do ‘Commentarii de bello gallico’ (“Gallia est divisa in omnia partis quae una incolunt Celtae”), obra clássica com a descrição das conquistas militares romanas na Gália, escrito pelo primeiro imperador romano Caio Július César (100 aC – 44 aC). O livro escolar adotado (José Cretella Jr.) era todo anotado a lápis, pois tínhamos que saber as declinações e tantas outras particularidades gramaticais.

Anúncios

Cito a passagem escolar motivado pela lembrança de uma frase do poeta romano Horácio que ficou famosa, a expressão latina ‘Carpe diem’. Significa ‘aproveite o dia’, ou seja, ‘viva o presente, dê sentido à vida’.

Foi inserida no excelente filme (1989) “A Sociedade dos Poetas Mortos” pelo professor John Keating e usada para incentivar os seus alunos a aproveitarem a vida e buscarem a felicidade. É uma belíssima inspiração para a atualidade que vivemos.

Anúncios

Outros autores, mesmo sem usar a expressão, defenderam o ‘Carpe diem’ ao longo das suas obras e inspiram aproveitar melhor cada hora, cada dia. Albert Camus, autor francês nascido na Argélia e Prêmio Nobel da Literatura, afirmou “A verdadeira generosidade para com o futuro consiste em dar tudo ao presente.” Referiu-se ao nosso trabalho individual, incansável, de efeito benéfico e amplo, doado a si e a todos os semelhantes contemporâneos.

A época natalina que vivemos favorece o ‘Carpe diem’ bem aplicado no sentido amplo, menos egoístico, mais humanizado. Ultrapassa o conceito comum e dá sentido à vida. Será que entendi a lição em Latim? Quanta esperança tinha a professora, lá em Leme-SP, diante do aluno simples e ignorante…

* Dr. Francisco Habermann é exaluno da 1ª. Turma de Medicina da FCMBB, docente aposentado da atual FMB-UNESP. Professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu

Últimas

AGITAÇÃO GEOPOLÍTICA GERA AVALANCHE DE ATAQUES DDOS, SEGUNDO NOVO RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS DA NETSCOUT

25/04/2024

Grupos hacktivistas aumentam atividade globalmente enquanto aumento DNS Water Torture contribuiu para mais de 7 milhões...

Categorias