18 abril, 2024

Últimas:

Araraquara fecha supermercados e restringe circulação de pessoas a partir das 12h deste domingo

Anúncios

Com UTIs lotadas há seis dias por conta da escalada de casos de Covid-19, Araraquara (SP) inicia, a partir das 12h deste domingo (21), uma quarentena total de 60 horas com as restrições mais severas já impostas desde o início da pandemia.

O município é o que tem o maior número de confirmações (12 no total) da variante brasileira do novo coronavírus no estado de SP e ela pode ter relação com a alta de casos, internações e mortes, segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain.

Anúncios

Pelas novas regras, até as 23h59 de terça-feira (23), estará proibida a circulação de carros e pessoas no município, exceto para trabalhar ou para atendimento médico e compra de medicamentos. Além disso, haverá o fechamento de serviços considerados essenciais, como bancos, supermercados e postos de combustíveis, e o transporte público não irá operar.

A cidade soma 170 mortes pela doença e, no sábado, bateu recorde de novos casos: 248, somando 13.237.

Anúncios

A prefeitura classifica o novo momento de restrições como um ‘lockdown’, expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Américo Brasiliense e Santa Lúcia, que ficam na mesma região, também terão as medidas.

Movimento de carros na manhã

Por volta de 10h, a reportagem ainda encontrou movimentação de carros nas principais ruas da cidade, como a Via Expressa, mas abaixo do normal. A equipe não encontrou pessoas andando nas ruas durante a passagem pela região.

Um posto de combustível já estava fechado por volta de 10h30. A movimentação em supermercados também é pequena.

Posto de combustíveis fechado 1 hora e meia antes do início da quarentena em Araraquara — Foto: Fernanda Câmara/EPTV
Posto de combustíveis fechado 1 hora e meia antes do início da quarentena em Araraquara (Foto: Fernanda Câmara/EPTV)
Supermercado sem movimento na manhã deste domingo em Araraquara — Foto: Fernanda Câmara/EPTV
Supermercado sem movimento na manhã deste domingo em Araraquara (Foto: Fernanda Câmara/EPTV)

Véspera teve filas em mercados e postos

Após anúncio do decreto na noite de sexta, moradores fizeram filas no mesmo dia e no sábado (20) em supermercados e postos de combustíveis de diferentes bairros. Em alguns supermercados foi preciso organizar a fila nos estacionamentos, devido ao grande fluxo de pessoas.

Supermercados ficam lotados após anúncio do novo decreto em Araraquara na sexta-feira (20/02) — Foto: Arquivo Pessoal
Supermercados ficam lotados após anúncio do novo decreto em Araraquara na sexta-feira (20/02) ( Foto: Arquivo Pessoal)

Regras da nova quarentena

  • Só ficarão abertos ao público farmácias e estabelecimentos de saúde.
  • Os ônibus de transporte público não irão circular
  • Os supermercados poderão funcionar apenas em sistema de delivery.
  • Restaurantes não podem funcionar, nem em esquema delivery.
  • Os postos de combustível irão atender exclusivamente abastecimento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive polícia militar.
  • Será permitida a circulação de pessoas para atendimento médico, comprar medicamentos e ir trabalhar.
  • Quem descumprir poderá levar multa de R$ 120 (pessoa física) e R$ 6 mil (empresas)
  • Fica proibido todas as atividades comerciais, de prestação de serviços inclusive bancários e industriais, quer para o atendimento presencial, quer para a prática de atividades internas, externas, produtivas, de manutenção, de limpeza ou outra de qualquer natureza, exceto segurança;

Os moradores que estiverem na rua terão que justificar e deverão apresentar, além dos documentos pessoais de identificação e de comprovação de endereço residencial:

  • nota fiscal da compra ou prescrição médica do medicamento adquirido ou a ser adquirido;
  • atestado de comparecimento na unidade de saúde de prestação do atendimento ou socorro médico ou prescrição de medicamentos resultante do atendimento;
  • carteira de trabalho, contracheque, contrato social de empresa que seja sócio, declaração de terceiro com identificação do indivíduo, do declarante e do endereço da prestação dos serviços;
  • tíquete ou imagem da passagem;
  • comprovação da urgência ou da necessidade inadiável por qualquer meio ou declaração própria ou de terceiro da ocorrência do fato.
  • quem não tiver comprovante tem um prazo de 10 dias para apresentar, caso contrário será multado.

“O objetivo principal é conter a curva de contaminação e mandar um recado sério população de que ela tem que colaborar com essas medidas mais restritivas, porque a situação pandêmica no nosso município está gravíssima e estamos à beira do colapso da saúde”, disse o secretário de Cooperação nos Assunto de Segurança Pública, João Alberto Nogueira Júnior, no sábado (20).

Fonte: G1 – Foto: Fernanda Câmara/EPTV

Últimas

Categorias