16 abril, 2024

Últimas:

Após Papa conceder título, Tatuí realiza missa de instalação da 22ª ‘Basílica Menor’ do estado de SP

Anúncios

A Igreja Matriz de Tatuí (SP) vai realizar, nesta quinta-feira (21), a missa de instalação da Basílica Nossa Senhora da Conceição, título concedido pelo Papa para os templos com importância histórica e arquitetônica.

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) — Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal
Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) (Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal)

Com a elevação, a cidade passa a ter a 22ª “Basílica Menor” do estado de São Paulo, que é uma extensão do Vaticano. Dessa forma, o templo sofreu algumas mudanças estruturais, como a instalação de brasões oficiais, e poderá realizar cerimônias especiais.

Anúncios

Sino do santuário tocou para anunciar aos fiéis a novidade em Tatuí — Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal
Sino do santuário tocou para anunciar aos fiéis a novidade em Tatuí (Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal)

A missa de instalação terá início às 16h e poderá ser acompanhada pelos moradores. Segundo a administração da igreja, uma estrutura foi montada na parte externa do templo para receber um grande número de fiéis.

A celebração, que será realizada durante as comemorações dos 200 anos de existência da Igreja Matriz de Tatuí, será presidida pelo bispo de Itapetininga (SP), Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, e também contará com a presença de outras autoridades religiosas.

Anúncios

Decisão Papal

A elevação do santuário à Basílica Menor foi divulgada no dia 10 de janeiro pelo Padre Élcio Roberto de Góes, por meio de uma transmissão ao vivo pela internet. Durante o pronunciamento, ele ressaltou que a elevação é resultado de um longo processo.

“Recebemos com muita alegria a notícia. É uma sensação de conquistar algo que há muito tempo amadurecemos a ideia. É o resultado de um longo trabalho de fé. Creio também que a entrega das pastas com informações detalhadas do santuário contribuiu para essa elevação”, disse o padre.

A decisão do Vaticano foi tomada quatro meses depois que um seminarista da Diocese de Itapetininga (SP) entregou mais de 10 quilos de documentos e uma pasta personalizada ao Papa Francisco, em agosto de 2021, pedindo a transformação do santuário em Basílica Menor.

Nas imagens gravadas por Leonardo Costa de Camargo Barros, de 28 anos, é possível ver o Papa se aproximando das pessoas e recebendo a pasta, momento em que o fiel explica que o presente é um documento de Tatuí.

Leonardo contou que se sente abençoado por ter participado do processo e de receber uma carta do Papa Francisco, na qual ele agradece pela pasta personalizada e deixa saudações ao fiéis da região, segundo o seminarista.

Após participar de audiência geral, seminarista de Tatuí recebeu uma carta do Vaticano  — Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal
Após participar de audiência geral, seminarista de Tatuí recebeu uma carta do Vaticano (Foto: Leonardo Costa de Camargo Barros/ Arquivo Pessoal)

Para Leonardo, a elevação à basílica é uma honra, pois representa a importância do templo para os fiéis.

“Me sinto muito feliz, mas reconheço que tudo foi permissão de Deus, que nos usou como instrumentos. Com esse título, acredito que mais pessoas terão interesse em visitar o Santuário, agora Basílica, Nossa Senhora da Conceição. Vale lembrar também que agora as responsabilidades aumentam”, explicou Leonardo.

Sobre o templo

Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) — Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal
Santuário Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) (Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal)

A imponente instalação da Matriz Nossa Senhora da Conceição condiz com a importância histórica que o templo carrega. Há pouco mais de 200 anos, a igreja começou a ser construída no mesmo ano em que Nossa Senhora da Conceição foi eleita padroeira de Tatuí.

Desde então, o templo assumiu um papel importante no interior de São Paulo, principalmente aos devotos de Imaculada Conceição.

O Santuário, com porte e estilo de catedral, preserva detalhes arquitetônicos do século XIX. As pinturas artísticas em seu interior foram feitas pelo artista piracicabano Mário Tomazzi, e impressiona pela beleza e estado de conservação. O templo religioso também foi a primeira obra da cidade a utilizar tijolos cerâmicos.

Bicentenário, Santuário de Tatuí chama atenção pelo seu valor arquitetônico — Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal
Bicentenário, Santuário de Tatuí chama atenção pelo seu valor arquitetônico (Foto: Adriana Almeida Ventura/ Arquivo Pessoal)

Por conta da riqueza arquitetônica, no dia 8 de dezembro de 2006, o templo foi eleito Patrimônio Histórico e Cultural de Tatuí.

Já em 9 de junho de 2007, foi assinado pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo o decreto de tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que passou a integrar o conjunto de prédios históricos do município.

Segundo a administração do templo, antes da pandemia de coronavírus, a Santuário Nossa Senhora da Conceição recebia cerca de cinco mil fiéis por semana e, durante a festa da Padroeira Imaculada Conceição, o número triplicava entre fiéis e peregrinos.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Cultura promoverá escutas ativas para Política Nacional Aldir Blanc

16/04/2024

Anúncios A Secretaria de Cultura de Botucatu informa que realizará o processo de escuta pública em...

Categorias