20 abril, 2024

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Após morte em Celta, GM fará recall de 235 mil carros no Brasil

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A General Motors, dona da Chevrolet formalizou nesta sexta-feira (24) o recall de 235.845 veículos dos modelos Celta e Classic para troca do airbag do motorista.

A convocação acontece 8 dias depois de a Polícia de Sergipe concluir que o motorista de um Celta 2014 morreu em um acidente após ser ferido no pescoço por um objeto metálico projetado do airbag”. Esta é a primeira morte no Brasil em decorrência dos “airbags mortais” da Takata.

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Chevrolet Celta 2015 — Foto: Divulgação
Chevrolet Celta 2015 (Foto: Divulgação)

Veja abaixo os detalhes da campanha de recall:

Chevrolet Celta

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  • Número de unidades: 91.573
  • Data de produção: entre 22 de agosto de 2012 e 15 de abril de 2015
  • Modelos: 2013 e 2016
  • Chassis: entre DG124288 e GG100849

Chevrolet Classic

  • Número de unidades: 144.272
  • Data de produção: entre 04 de julho de 2012 a 10 de junho de 2016
  • Modelo: 2013 e 2016
  • Chassis: entre DB186193 a GR160004
Chevrolet Classic também foi chamado para recall por airbags defeituosos — Foto: Divulgação
Chevrolet Classic também foi chamado para recall por airbags defeituosos (Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, os proprietários desses veículos devem entrar em contato a rede Chevrolet para agendar a substituição do airbag do lado do motorista.

O atendimento terá início a partir de 5 de agosto, será gratuito e tem o tempo estimado de até 1 (uma) hora.

A reportagem procurou a Chevrolet, que confirmou o recall. A empresa disse que não fará outros comentários sobre o caso.

Entenda o caso

Acidente com o Chevrolet Celta  — Foto: Reprodução
Acidente com o Chevrolet Celta (Foto: Reprodução)

O acidente com o Celta 2014 em Aracaju aconteceu em 20 de janeiro. Só que as investigações só foram concluídas na última semana. De acordo com o laudo da polícia sergipana, o Celta utilizava airbags da fabricante japonesa Takata.

A empresa está envolvida em um escândalo que provocou a morte de dezenas de pessoas no mundo e a convocação do maior recall da história, envolvendo mais de 100 milhões de veículos.

Só no Brasil, 4 milhões de exemplares já foram chamados pelas suas fabricantes para corrigir a falha.

Airbag da Takata do Celta envolvido em um acidente que matou o motorista em Aracaju — Foto: Reprodução
Airbag da Takata do Celta envolvido em um acidente que matou o motorista em Aracaju (Foto: Reprodução)

Sobre o Celta, a GM não respondeu se o modelo saía de fábrica com as bolsas da empresa japonesa. No entanto, a loja oficial da empresa no Mercado Livre chegou a oferecer a peça da Takata.

A fabricante já havia convocado quase 300 mil veículos dos modelos Sonic, Tracker, Cruze, Agile e Montana para recall por este defeito. Mas nunca Celta e Classic.

Após o caso ser publicado, na quarta-feira da última semana, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou há uma semana que iria investigar se o modelo deveria passar por recall.

Processo aberto

Segundo o Ministério da Justiça, a GM “alegou que teve conhecimento a respeito do acidente ocorrido em Aracaju, em 15 de julho de 2020, decorrente de falha no airbag, que resultou na morte do consumidor que conduzia o veículo Celta”.

O órgão disse ainda que “a GM afirmou que entrou em contato com os proprietários do veículo, mas não teve sucesso até a presente data. Além disso, comunicou o início das investigações sobre a relação do acidente com o recall dos airbags Takata, mas ainda não possui conclusões a serem apresentadas”.

Por fim, a pasta ainda afirma que “não há pronunciamento do fornecedor acerca de eventual relação entre o acidente ocorrido no Estado de Sergipe e a campanha de recall”.O processo aberto pelo MJ está “em fase de averiguação preliminar”, quando “são levantadas provas e informações”.

Caso o órgão encontre indícios de infração por parte da GM, é “possível que seja aplicada sanção de multa em eventual decisão, se infrações aos direitos dos consumidores forem confirmadas. Neste caso, a sanção poderá chegar superar R$ 10 milhões”.

Peça de airbag causou morte de motorista em acidente na Orla da Atalaia, diz SSP
5Peça de airbag causou morte de motorista em acidente na Orla da Atalaia, diz SSP (Foto: Reprodução)

‘Airbags mortais’

O acidente que matou o motorista do Celta é o primeiro caso de morte no Brasil em decorrência dos “airbags mortais” da Takata. O caso aconteceu em 20 de janeiro, em Aracaju.

Sete dias depois, no Rio de Janeiro, o motorista de um Honda Civic 2008 também morreu com ferimentos causados pelo airbag. Na ocasião, quem divulgou a ocorrência foi a própria Honda, que tem feito repetidas campanhas de conscientização para o defeito, além de estimular seus clientes a realizarem o recall.

No total, há 41 casos conhecidos de explosão de airbags no Brasil, 39 da Honda, 1 da Toyota e 1 da Chevrolet, com 16 feridos e 2 mortos.

Em todo o mundo, há ao menos 25 mortes e 300 feridos relacionados à falha, de acordo com agência Reuters.

O problema está em uma peça defeituosa chamada insuflador. Ela é um tipo de caixa metálica que abriga o gás que faz a bolsa de ar inflar.

Vítima de airbag da japonesa Takata  — Foto: Gary Cameron/Reuters
ítima de airbag da japonesa Takata (Foto: Gary Cameron/Reuters)

O defeito nessa peça causa uma abertura forte demais quando o airbag é acionado. Além disso, a falha gera trincas no insuflador e, com a explosão do airbag, ele se estilhaça, atirando pedaços de metal contra os ocupantes, causando ferimentos que podem ser fatais.

A quebra do insuflador e a forte explosão do airbag resultam de uma combinação de 3 fatores.

Os airbags da Takata usam nitrato de amônio para fazer a bolsa de ar abrir. O nitrato, por si só, é relativamente pouco explosivo. Ele se apresenta como um pó branco e é seguro, desde que não aquecido. O risco é maior após longa exposição do carro ao calor ou a ambientes úmidos.

A montagem do dispositivo da Takata permite que a umidade penetre no airbag e corrompa partes metálicas, que se quebram na explosão, rompem a bolsa e atingem os ocupantes.

Fonte: Auto Esporte

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