25 abril, 2024

Últimas:

Após mortandade de peixes no Rio Piracicaba, Cetesb diz que análise aponta boa qualidade da água

Anúncios

Após centenas de peixes serem encontrados mortos no Rio Piracicaba no sábado (7) e domingo (8), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fez uma análise de amostras em vários trechos do manancial. Nesta segunda-feira (9), a Cetesb informou que as medições mostram uma boa qualidade da água.

Em nota enviada à imprensa, a Companhia afirma que a situação está normalizada quanto à “suposta” mortandade de peixes no fim de semana. Foram feitas análises em amostras do rio em bairros da cidade, como o Itaperu, IAA e Grand Park, até a Ponte de Ártemis.

Anúncios

“Avaliaram o teor de oxigênio dissolvido e temperatura, e as medições mostraram boa qualidade da água do Rio Piracicaba.” Segundo a Companhia, foram encontrados alguns peixes em estado de decomposição, mas não se observaram mais espécies morrendo.

Centenas de peixes foram encontrados mortos nas margens do Rio Piracicaba — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Centenas de peixes foram encontrados mortos nas margens do Rio Piracicaba (Foto: Edijan Del Santo / EPTV)

“A vistoria não apontou nenhuma fonte de poluição no rio Piracicaba, que pudesse ocasionar a mortandade de peixes, no último final de semana”, acrescentou. A Cetesb informou que vai continuar as ações de fiscalização e controle.

Anúncios

No entanto, não foi dada uma explicação para as centenas de peixes encontrados boiando em pelo menos dois trechos do rio.

A Prefeitura de Piracicaba informou nesta segunda (9) enviou ofício à Polícia Militar Ambiental (PMA) e à Cetesb relatando o ocorrido e solicitando providências sobre a mortandade durante o fim de semana.

Mortandade no fim de semana

No domingo, os animais foram vistos boiando próximos às margens no bairro Itaperu, região do distrito de Artemis. No sábado, o cenário foi parecido em outra região da cidade, a cerca de 20 quilômetros desse ponto, no bairro Grand Park, próximo a Santa Terezinha.

Moradores flagraram a cena e denunciaram a situação. O operador de máquinas João Domingos lamentou a cena. “É muito difícil, é uma tristeza muito grande. Hoje, feriado, que feriado triste. Uma situação dessa…”

Peixes foram encontrados mortos no Rio Piracicaba neste sábado — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Peixes foram encontrados mortos no Rio Piracicaba neste sábado (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)

“Faz pouco tempo que acabou a piracema e essa quantidade grande de peixe morto. É um desrespeito à natureza isso daí. Tem que ir atrás de quem fez isso daí e punir quem fez, porque é demais. Quantas pessoas poderiam estar comendo o alimento saudável, peixe saudável, agora olha a situação que está”, completou.

A piracema é o período de reprodução dos peixes, que vai até o fim de fevereiro, e tem objetivo de evitar a pesca predatória e garantir a reprodução das espécies nativas.

Fonte: G1

Últimas

TelevisaUnivision anuncia resultados do primeiro trimestre de 2024

25/04/2024

Anúncios A TelevisaUnivision, empresa líder mundial em mídia e conteúdo em espanhol, anunciou hoje os resultados...

Categorias