25 abril, 2024

Últimas:

Após lotação, Santa Casa de Tatuí usa capela para fazer triagem de pacientes com sintomas respiratórios

Anúncios

A prefeitura de Tatuí (SP) escolheu um espaço inusitado para fazer a triagem dos pacientes com sintomas respiratórios na cidade: uma capela.

Imagens mostram vários moradores sentados nos bancos do centro religioso, como se estivessem assistindo a uma missa. No entanto, eles estavam no local para aguardar atendimento médico.

Anúncios

A capela utilizada para a triagem fica dentro da Santa Casa de Tatuí, local onde foi reaberto um gripário nesta quarta-feira (5). Segundo a prefeitura, os pacientes foram levados ao espaço porque a tenda montada para o atendimento ficou lotada.

Além disso, a prefeitura informou que considerou a estrutura da capela mais confortável, já que as pessoas podem sentar nos bancos para aguardar o atendimento, e a tenda pode ter riscos com chuva e vento.

Anúncios

Na capela, o paciente passa por uma triagem e aguarda ser chamado por um médico. Na sequência, ele passa por atendimento e, se for fazer teste de Covid, espera em uma outra sala na Santa Casa. Caso seja necessário, o morador também já pode passar na farmácia que fica dentro do hospital.

De acordo com a prefeitura, a capela da Santa Casa não recebe missas, mas fica aberta para os moradores que quiserem fazer orações. No entanto, neste período com grande número de pacientes, o espaço será destinado para atendimento médico.

Pacientes com sintomas respiratórios são atendidos em capela em Tatuí — Foto: Mike Adas/TV TEM
Pacientes com sintomas respiratórios são atendidos em capela em Tatuí (Foto: Mike Adas/TV TEM)

Inauguração com fila

O gripário em Tatuí costumava funcionar em uma tenda ao lado do pronto-socorro, mas foi desativado há três meses.

Nesta semana, o serviço foi reaberto na Santa Casa depois que a cidade registrou um aumento de pacientes com sintomas gripais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a média tem sido de 400 atendimentos por dia.

Reabertura de gripário forma grande fila em Tatuí  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Reabertura de gripário forma grande fila em Tatuí (Foto: TV TEM/ Reprodução)

No dia de inauguração do gripário, antes dos portões serem abertos, os moradores chegaram a formar uma grande fila do lado de fora da unidade. Segundo a prefeitura, em 50 minutos de funcionamento, mais de 100 senhas foram distribuídas.

A ideia de reabrir o gripário foi desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que está sobrecarregada, e separar os pacientes com sintomas de gripe daqueles com outras doenças.

A unidade funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, na Avenida das Mangueiras.

Gripário de Tatuí passa a funcionar na Santa Casa, na Avenida das Mangueiras — Foto: Mike Adas/TV TEM
Gripário de Tatuí passa a funcionar na Santa Casa, na Avenida das Mangueiras (Foto: Mike Adas/TV TEM)

Fonte: G1

Últimas

Os CIOs globais estão preparados para expandir a IA, mas as organizações não estão tão prontas

25/04/2024

O terceiro relatório global anual de CIOs da Lenovo revela que a IA é a prioridade...

Categorias