Anúncios
A prefeitura de Tatuí (SP) escolheu um espaço inusitado para fazer a triagem dos pacientes com sintomas respiratórios na cidade: uma capela.
Imagens mostram vários moradores sentados nos bancos do centro religioso, como se estivessem assistindo a uma missa. No entanto, eles estavam no local para aguardar atendimento médico.
Anúncios
A capela utilizada para a triagem fica dentro da Santa Casa de Tatuí, local onde foi reaberto um gripário nesta quarta-feira (5). Segundo a prefeitura, os pacientes foram levados ao espaço porque a tenda montada para o atendimento ficou lotada.
Além disso, a prefeitura informou que considerou a estrutura da capela mais confortável, já que as pessoas podem sentar nos bancos para aguardar o atendimento, e a tenda pode ter riscos com chuva e vento.
Anúncios
Na capela, o paciente passa por uma triagem e aguarda ser chamado por um médico. Na sequência, ele passa por atendimento e, se for fazer teste de Covid, espera em uma outra sala na Santa Casa. Caso seja necessário, o morador também já pode passar na farmácia que fica dentro do hospital.
De acordo com a prefeitura, a capela da Santa Casa não recebe missas, mas fica aberta para os moradores que quiserem fazer orações. No entanto, neste período com grande número de pacientes, o espaço será destinado para atendimento médico.
Inauguração com fila
O gripário em Tatuí costumava funcionar em uma tenda ao lado do pronto-socorro, mas foi desativado há três meses.
Nesta semana, o serviço foi reaberto na Santa Casa depois que a cidade registrou um aumento de pacientes com sintomas gripais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a média tem sido de 400 atendimentos por dia.
No dia de inauguração do gripário, antes dos portões serem abertos, os moradores chegaram a formar uma grande fila do lado de fora da unidade. Segundo a prefeitura, em 50 minutos de funcionamento, mais de 100 senhas foram distribuídas.
A ideia de reabrir o gripário foi desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que está sobrecarregada, e separar os pacientes com sintomas de gripe daqueles com outras doenças.
A unidade funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, na Avenida das Mangueiras.
Fonte: G1