26 abril, 2024

Últimas:

Após frustrar Timão, Drogba acerta com clube dos EUA: jogador e sócio

Anúncios

Depois de defender o Montreal Impact, Drogba vai jogar e ser um dos donos do Phoenix Rising (Foto: Reprodução)

A palavra inglesa “rise” significa levantar-se ou crescer. E é justamente esse o objetivo do Phoenix Rising FC, clube que anunciou a contratação de Didier Drogba na quarta-feira. O time disputa a USL, uma das duas ligas que ocupa o equivalente à segunda divisão nos Estados Unidos (a outra é a NASL), mas tem pretensões maiores que incluem o marfinense como um dos donos: chegar em breve à MLS, o principal campeonato de “soccer” no país. Após frustrar os planos do Corinthians em janeiro, o atacante será também sócio do clube americano.

– Ser dono de um time e ser um jogador ao mesmo tempo é incomum, mas será muito empolgante. É uma boa transição porque eu quero continuar jogando, mas tenho quase 40 e é importante me preparar para minha futura carreira – disse Drogba à BBC, contando também que pediu conselhos ao dono do Chelsea, Roman Abramovich.

Anúncios

View image on Twitter

Fundado em 2014 como Arizona United e rebatizado em novembro do ano passado quando o turco Berke Bakay se tornou sócio majoritário, o time pode ter em Drogba a peça que faltava para conseguir seu maior objetivo: disputar a MLS. A principal liga americana quer abrir espaço para mais quatro equipes (chegando a 28 no total), com duas novas franquias selecionadas ainda este ano, para entrarem na liga até 2020. E o grupo que comanda o Phoenix Rising é um dos 12 candidatos.

– Queremos que nosso clube e nossa cidade sejam sinônimo com excelência internacional, e Didier Drogba é a prova do comprometimento do Phoenix Rising para esta missão – afirmou Bakay.

Anúncios

Phoenix é um mercado considerado grande, o que poderia ajudar a conseguir uma vaga na MLS, mas os donos do Rising FC estão tentando provar que o projeto é sério. Antes de Drogba, o time já havia contratado o veterano atacante mexicano Omar Bravo (ex-Chivas Guadalajara, Deportivo La Coruña e Sporting Kansas City) e o atacante inglês Shaun Wright-Phillips (ex-Manchester City, Chelsea e RB New York). A equipe, porém, perdeu seus dois primeiros jogos na temporada antes de derrotar o LA Galaxy II por 2 a 1 na última rodada da USL.

Entre os donos do time, há alguns nomes que conseguiram fama longe do futebol. Brandon McCarthy, jogador de beisebol do Los Angeles Dodgers, o produtor musical e DJ Diplo, do trio Major Lazer, e Pete Wentz, baixista do grupo Fall Out Boy, também são proprietários da franquia.

O clube também já tem espaço sob contrato para construção de um estádio, que seria financiado com dinheiro privado. É lá que o time está mandando seus jogos da USL, em uma estrutura temporária para 6 mil pessoas.

– Eu tomei meu tempo para decider o que queria faze rem seguida e estou realmente empolgado com a oportunidade no Phoenix Rising FC. Depois de ver em primeira mão o potencial para expansão do esporte na América do Norte e conhecer os donos do Phoenix, estou convencido de que posso ajuda-los a desenvolver sua organização dentro e fora de campo. Nenhuma cidade está mais bem posicionada do que Phoenix para a expansão para a MLS – declarou Drogba, que chegou a rejeitar uma oferta do Corinthians no início do ano.

Quatro vagas, 12 candidatos: a MLS com 28 times

Em dezembro do ano passado, a MLS divulgou seus planos de expansão para chegar aos 28 times que o comissário Don Garber julga ser o ideal. Atualmente, a liga tem 22 equipes, com o LAFC e uma franquia em Miami como próximos integrantes. As cidades tinham até o fim de janeiro para se candidatar, e 12 locais estão concorrendo (a candidatura de St. Louis perdeu força após a cidade se recusar a investir em um estádio).

As franquias 25 e 26 devem ser escolhidas ainda este ano, entrando na MLS até 2020. A previsão de datas para as duas últimas equipes ainda será anunciada.

Além de Phoenix e St. Louis, as outras cidades candidatas são: Sacramento, Tampa Bay/St. Petersburg, Nashville, San Antonio, Cincinnati, Charlotte, Indianapolis, Detroit e San Diego (que tem o ex-jogador Landon Donovan como um dos sócios do projeto).

Fonte: G1

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias