20 abril, 2024

Últimas:

Após festa, 12 estudantes de medicina testam positivo para Covid-19 em Araraquara

Anúncios

A Santa Casa de Araraquara (SP) afastou 12 estudantes do curso de medicina da Universidade de Araraquara (Uniara), que realizam estágio no hospital, após eles testarem positivo para Covid-19. Segundo o hospital, ninguém em contato com os internos foi infectado.

Segundo o assessor jurídico da universidade, Fernando Passos, estudantes do 5º e 6º anos teriam participado de uma festa de aniversário em uma república há dez dias, com cerca de 15 pessoas. Porém, em nota na tarde desta segunda-feira, a universidade informou que a comemoração foi feita em ambiente aberto e público, sem dar especificações do local.

Anúncios

A Secretaria de Saúde de Araraquara informando que que tomou conhecimento de todos esses casos na tarde desta segunda-feira e está ciente das providências que foram imediatamente adotadas pela coordenadoria do curso e pela Santa Casa e agora acompanha os casos. Ressaltou que os alunos que positivaram estão de quarentena, assim como todos do grupo de estágio do qual fazem parte.

De acordo com o último boletim epidemiológico, emitido nesta segunda-feira, Araraquara tem 4.263 registros da doença, sendo 46 mortes.

Anúncios

Testes

Os primeiros exames positivados foram feitos na última quinta-feira (24) em dois alunos. Com o resultado, a coordenação do curso de medicina e o hospital decidiram pelo afastamento dos estagiários positivados e dos demais estudantes que também estiveram na festa, além daqueles que moram juntos.

De acordo com a o assessor da Santa Casa, não foi instaurada nenhuma medida disciplinar, pois se tratava de uma confraternização entre alunos que já vivem em repúblicas. Entretanto, não descartou abertura de inquérito mais adiante para apurar possíveis desvios.

Veja a nota da Uniara na íntegra:

A notícia de que alunos do curso de medicina participaram de uma festa em uma república e foram positivados com Covid-19 é fake. A real situação, de acordo com a coordenadora do curso de Medicina da Uniara, Dra. Cynthia Mauro Piratelli é a seguinte:

Hoje temos doze casos de alunos positivados que se tornaram sintomáticos e cumprem isolamento social com seus contactantes domiciliares, depois de um encontro em ambiente social público e aberto, onde todos os protocolos municipais recomendados foram cumpridos.

Dos quinze alunos presentes, todos estão sendo monitorados diariamente pelo Comitê UNIARA anti-Covid19, o COUAC19, em parceria com o Comitê de Crise do Hospital de Ensino da Santa Casa de Araraquara, pois são internos que estagiam em ambientes de saúde.

Lembrando que, dentro do Hospital, tais estudantes transitam devidamente protegidos com equipamentos de segurança individual que são oferecidos pela Uniara (máscaras N95) e pela Santa Casa (Face Shields) para proteção absoluta dos pacientes. Todos os pacientes que possivelmente tiveram contato com esses estudantes também estão sendo monitorados rigorosamente e, até o momento, nenhum apresentou sintomas. As visitas à beira do leito estão muito restritas.

A situação está sob o devido controle, seguindo todos os protocolos municipais e internos nas Instituições envolvidas, e aos estudantes já foram reforçados os pedidos de proteção e segurança dos contactantes, pois a situação no município ainda inspira cuidados, já que o número de positivos continua ascendendo.

Testes para Covid-19 — Foto: Foto: Ascom divulgação
Testes para Covid-19 (Fotos: Divulgação)

Contaminação

Em nota, a Santa Casa de Araraquara informou que foi realizada uma busca ativa para identificar os internos que participaram da festa.

Estes foram suspensos de suas atividades no hospital e, todos aqueles com quem tiveram contato, foram acompanhados para checar se havia transmissão da doença. Disse ainda que nenhum paciente ou funcionário em contato com os internos foi infectado.

Já a secretária de Saúde, Eliana Honain, afirmou que todos os alunos são testados pela prefeitura frequentemente e, em casos positivados, são afastados.

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias