18 abril, 2024

Últimas:

Após ameaça de Trump, Mercosul rejeita o uso da força na Venezuela

Anúncios

O bloco sul-americano Mercosul rejeitou neste sábado (12) a utilização de força militar na Venezuela, um dia depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou intervir no país. A declaração foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina, segundo a Reuters.

A Venezuela, que já estava suspensa do Mercosul desde dezembro por descumprir obrigações com as quais se comprometeu em 2012, recebeu no sábado (5) uma nova sanção por “ruptura da ordem democrática”.

Anúncios

Na sexta-feira (11), Donald Trump afirmou que considera muitas opções para a Venezuela, incluindo uma opção militar. “As pessoas estão sofrendo e estão morrendo. Temos muitas opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar se for necessário”, disse o presidente em seu clube de golfe em Bedminster, onde está de férias. “Estamos em todo o mundo, e temos tropas em todo o mundo, em lugares que são muito longe. A Venezuela não está tão longe”, disse.

De acordo com a agência Associated Press, a Venezuela condenou o discurso.

Anúncios

O Pentágono afirmou que não recebeu nenhuma ordem da Casa Branca sobre a Venezuela, segundo a agência Reuters.

No final de julho, os EUA lançaram sanções contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, congelando seus ativos no país, e o chamaram de ditador, um dia após a eleição da Assembleia Constituinte convocada por Maduro. O país também aplicou sanções a atuais e ex-funcionários da Venezuela com ligações à Constituinte.

Nesta quinta, em seu primeiro discurso na Assembleia Constituinte, Maduro disse que queria se reunir com Trump. O presidente instruiu o ministro de relações exteriores a abordar os EUA sobre uma conversa telefônica ou uma reunião com o americano.

Maduro, que antes já tinha dito para Trump “tirar suas mãos sujas” da Venezuela, afirmou no discurso que quer uma forte relação com os Estados Unidos, como a que tem a com a Rússia. “Senhor Donald Trump, aqui está a minha mão”, disse.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Agendamento de emissão de passaporte pela internet está indisponível

18/04/2024

Anúncios Desde a tarde da quarta-feira, 17, o serviço de agendamento de emissão de passaporte pela...

Categorias