28 março, 2024

Últimas:

Anistia Internacional denuncia ‘repressão draconiana’ em protestos na França

Anúncios

A Anistia Internacional denunciou autoridades francesas por usarem a lei para realizar uma “repressão draconiana” contra os manifestantes. 

As autoridades francesas recorreram a “leis que são muito amplas para prender e processar milhares de manifestantes que não cometeram atos violentos”, disse a ONG em um relatório. 

Anúncios

Embora não tenha defendido as ações de manifestantes que cometem atos de violência, o grupo de direitos humanos disse que muitos foram multados, presos e processados, alguns por simplesmente usarem máscaras de proteção em um protesto. 

O Ministério da Justiça disse à AFP que só comentaria depois de ler o relatório completo de 63 páginas. 

Anúncios

De acordo com a Anistia, mais de 40.000 pessoas, incluindo manifestantes, foram condenadas “com base em leis vagas” em 2018 e 2019 por crimes que incluem “desacato a funcionários públicos”, “participação em grupo com o objetivo de cometer atos violentos” e “organizar um protesto sem atender aos requisitos de notificação.”

Entre abril e outubro de 2019, 210 pessoas foram detidas sob uma nova proibição de cobrir o rosto para protestar, muitas delas o faziam para se proteger do gás lacrimogêneo da polícia. 

O crime é punível com multa até 15.000 euros e pena de prisão de até um ano. Quarenta e uma condenações foram proferidas em 2019. 

“Participar de um protesto na França hoje acarreta o risco de exposição a gás lacrimogêneo, balas de borracha e outras armas perigosas, além de receber uma multa, passar um ou dois dias em prisão preventiva e enfrentar acusações criminais sem ter cometido atos violentos”, diz o relatório que inclui vários depoimentos em primeira mão.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Emigração para os EUA: graduados são maioria, diz pesquisa

Emigração para os EUA: graduados são maioria, diz pesquisa

28/03/2024

Levantamento revela que, em 2022, os profissionais brasileiros bateram recorde vivendo nos Estados Unidos

Categorias