26 abril, 2024

Últimas:

Alunos de Botucatu, Itatinga e Pardinho participam de 2ª ação intermunicipal de educação ambiental

Anúncios

Botucatu, Itatinga e Pardinho, em parceria com a Sabesp e o Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CEDEPAR), promoveram na última sexta-feira (28 de agosto) uma visita ao Rio Pardo com alunos das Redes de Ensino de cada um dos municípios envolvidos. Esta mesma ação intermunicipal de educação ambiental já havia sido realizada ano passado. O Rio Pardo foi escolhido como local do passeio por ser a fonte hídrica que abastece estes três municípios.
A atividade foi dividida em duas importantes etapas. A parte teórica ocorreu no auditório da Superintendência da Sabesp, onde a equipe de educação ambiental da empresa concessionária do serviço de água e esgoto ministrou uma palestra sobre captação, tratamento e economia d’água. A parte prática ocorreu na Represa do Mandacaru, local de captação da água bruta do Rio Pardo. Os alunos tiveram um momento de descontração com músicas sobre a natureza, fizeram o reconhecimento da área e plantaram mudas para a preservação das margens do rio.
“O Rio Pardo é uma fonte de abastecimento regional. É por esta razão que o diálogo entre os municípios está aumentando e se fortalecendo para que cada vez mais as ações locais tenham efeitos globais. Eu tenho certeza que mais esta ação de educação ambiental intermunicipal realizada por estes três municípios ultrapassou as expectativas e potencializou a ideia de preservação ambiental disseminada entre todos os participantes”, afirma Fernanda Bernardi, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Sobre o Rio Pardo
O Rio Pardo nasce no município de Pardinho a 1.007 metros de altitude ao nível do mar, junto à Serra do Limoeiro, um dos mais importante afluentes do lado direito do Rio Paranapanema. Ele está entre os maiores rios do estado de São Paulo, com 264,25 km de extensão dentro do estado de São Paulo.
O rio percorre 15 cidades: Pardinho, Botucatu, Pratânia, Itatinga, Avaré, Cerqueira Cesar, Iaras, Santa Bárbara, Óleo, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes, Canitar, Ourinhos e Salto Grande.
A Sabesp retira, em média, 500 litros de água por segundo do Rio Pardo para o abastecimento da cidade de Botucatu. No ano de 2014 a companhia realizou  a implantação da segunda captação  no Rio Pardo, na confluência do Ribeirão Pinheiro para reforçar o abastecimento de água no Município.
Fonte: Sabesp  e site http://riopardovivo.org/

Últimas

 O lançamento global de ESG da Autel Energy é um sucesso: Cerca de 5.000 árvores plantadas na iniciativa inaugural de plantio de árvores da EVergreen

26/04/2024

Anúncios A Autel Energy, líder em fornecimento de soluções e serviços de carregamento de veículos elétricos...

Categorias