18 abril, 2024

Últimas:

Aluguel ou compra? Descubra a opção que melhor se encaixa na sua situação

Anúncios

Quando o assunto é começar um novo lar, o senso comum costuma apontar que a melhor opção é sempre comprar um imóvel. Em alguns casos, contudo, a locação pode ser a melhor solução na hora de se mudar, principalmente quando se possui o valor para a compra à vista. Nesses casos, tudo depende do momento de vida do inquilino/comprador, além das condições financeiras e de mercado.

Quando o tempo no imóvel for curto ou incerto

Anúncios

O primeiro ponto a se observar é o tempo de permanência no imóvel. Se você tem planos de se mudar ou não tem certeza de quanto tempo continuará morando na mesma cidade, alugar acaba sendo a melhor opção.

Além de exigir um investimento inicial menor, o contrato de aluguel confere maior flexibilidade nesses casos, enquanto a compra e venda de um imóvel envolve mais processos burocráticos e fiscais que não compensam o curto prazo da estadia. Normalmente, considera-se que até cinco anos é o prazo razoável para se optar por um contrato de aluguel.

Anúncios

Longo tempo de permanência no imóvel

Se os planos foram mesmo ficar por longo tempo no mesmo lugar, ainda assim, é preciso fazer algumas avaliações antes de escolher entre comprar ou alugar um imóvel. Nos casos em que se tem o dinheiro à vista, é possível calcular a taxa de retorno do imóvel. Basta dividir o valor do aluguel pelo valor do imóvel e multiplicar por 100. O resultado é um percentual que pode ajudar a escolher entre investir o dinheiro numa aplicação ou imobilizá-lo na compra do imóvel.

Em alguns casos, o retorno obtido aplicando o dinheiro pode ser suficiente para pagar o aluguel e ainda ampliar seu capital, garantindo a compra do mesmo imóvel ou outro melhor. Mesmo quando se tem apenas parte do valor do imóvel, manter essa entrada aplicada em vez de usá-la num consórcio ou financiamento pode ser mais vantajoso. Na internet, é possível encontrar calculadoras que fazem essa comparação e indicam a melhor opção para cada situação.

Compra

Se mesmo comparando vantagens e desvantagens, a melhor escolha for mesmo comprar um imóvel, é preciso estar atento às condições de pagamento.

Não é todo mundo que possui o valor integral para adquirir uma casa ou apartamento à vista. O mais comum é ter parte desse montante, que será usada de entrada e o restante, dividido em parcelas. A modalidade mais adotada no mercado brasileiro é financiamento, porém também é a mais cara.

Consórcio

Quando não há pressa para ocupar o imóvel, uma opção mais barata é o consórcio. Nele, o comprador paga parcelas fixas a custo inferior do financiamento, podendo receber a carta de crédito para a compra da sua casa ou apartamento antes de quitar o consórcio. Obviamente, existe o risco de não ser um dos primeiros sorteados, mas os grupos possuem um prazo máximo de duração, sendo possível prever até quando o dinheiro será recebido e, o imóvel, comprado.

Por isso, antes de tomar qualquer atitude, é preciso avaliar as condições pessoais, de mercado e, principalmente, fazer um planejamento de longo prazo. Só assim é possível saber se a melhor opção é comprar ou alugar um imóvel. Muitas das vezes,  locação pode ser a melhor solução para evitar dores de cabeça desnecessárias no futuro.

Últimas

Botucatu: Fábio Leite é o nome escolhido para disputar a eleição municipal com apoio do Prefeito Mário Pardini

18/04/2024

Anúncios O suspense em torno do nome que representará a continuidade governamental nas eleições municipais de...

Categorias