16 abril, 2024

Últimas:

Agricultores de Itatinga se prepararam para nova onda de frio

Anúncios

Uma nova massa de ar frio intensa, de origem polar, chegou no Brasil nesta quarta-feira (28) derrubando as temperaturas na região e Sul e trazendo chuva no Sudeste. Os Institutos Meteorológicos também preveem geada entre a noite desta quarta-feira (28) e manhã desta quinta-feira (29).

A geada é o congelamento do orvalho sobre a vegetação, podendo causar a queima da vegetação pela ação de ventos gelados, que impede a sobrevivência da planta. Diante da nova previsão, a equipe de voluntárias da Horta Cheiro Verde em Itatinga (SP) cobriram os canteiros com plásticos para proteger as hortaliças.

Anúncios

Voluntárias da Horta Cheiro Verde em Itatinga cobriram canteiros com plásticos para proteger as hortaliças  — Foto: Prefeitura de Itatinga/ Divulgação
Voluntárias da Horta Cheiro Verde em Itatinga cobriram canteiros com plásticos para proteger as hortaliças (Foto: Prefeitura de Itatinga/ Divulgação)

O objetivo é evitar novos prejuízos na plantação, já que com a última onda de frio registrada na semana passada, as plantas congelaram e o gelo queimou 80% das hortaliças. Isto é, praticamente toda a produção.

A frente fria histórica que deve atingir todo o centro-oeste paulista será seguida de uma intensa massa de ar frio que pode até mesmo trazer temperaturas negativas em algumas regiões, conforme explica o meteorologista Fábio Luengo.

Anúncios

“A frente fria que vai mudar o tempo no Brasil essa semana já avançou sobre o Rio Grande do Sul e nesta quarta-feira chega a região sudeste. Logo atrás da frente fria, vem uma outra intensa massa de ar frio. Até o final da semana temos previsão de geada ampla em grande parte do estado de São Paulo. E essa massa de ar frio deve ser a mais intensa do ano de 2021.”

Em todo o centro-oeste paulista, os produtores rurais se preparam para enfrentar essa onda de frioque promete causar uma drástica queda nas temperaturas que chegaram a registrar 28ºC em Botucatu nesta semana, segundo o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

“Diversas cidades do centro-sul brasileiro podem ter a menor temperatura do ano nesta semana principalmente entre quinta e sexta-feira”, alerta o meteorologista.

De acordo com especialistas, o prejuízo causado pelas geadas recentemente também acaba sendo repassado para os consumidores. Um exemplo disso, é a alface que já está 10% mais cara do que na semana anterior ao fenômeno.

Fonte: G1 – Foto: Prefeitura de Itatinga/ Divulgação

Últimas

Inscrições para Game Jam 2024 começam dia 22 de abril

Inscrições para Game Jam 2024 começam dia 22 de abril

16/04/2024

A iniciativa é voltada a alunos de escolas parceiras da Full Sail University, matriculados do 9º...

Categorias