Anúncios
Um agricultor do município de Ueken, no norte da Suíça, encontrou algo brilhando em seu pomar de cerejas. Impressionado, decidiu contatar o serviço arqueológico regional, que passou vários meses escavando o local e achou 4.166 moedas de bronze e de prata que datam do século III.
Segundo uma reportagem da revista “Time”, há alguns meses os restos de um assentamento romano foram escavados na cidade vizinha de Frick, levando o agricultor a suspeitar que as moedas eram romanas também. Impressões das moedas permitiram a um arqueólogo datá-las da Roma Antiga, do imperador Aureliano (ano 270 a 275) ao imperador Maximiano (286 a 305).
Anúncios
“No pomar onde as moedas foram encontradas, nunca nada foi construído. É uma terra que sempre foi cultivada”, disse o arqueólogo Georg Matter à agência de notícias “AFP”. Ele acrescentou que as moedas foram escondidas, provavelmente, logo após serem cunhadas.
O agricultor deve receber algum dinheiro pela descoberta, mas não poderá ficar com as moedas, muitas das quais têm um conteúdo de prata grande. As moedas serão expostas no Museu de Brugg Vindonissa.
Anúncios
Fonte: Extra