24 abril, 2024

Últimas:

Agentes da Polícia do Capitólio processam Trump por invasão do Congresso dos EUA

Anúncios

Sete agentes da Polícia do Capitólio dos Estados Unidos apresentaram um ação contra o ex-presidente republicano Donald Trump e membros de grupos extremistas de direita nesta quinta-feira (26), acusando-os de serem os responsáveis diretos pela invasão do prédio do Congresso em 6 de janeiro.

A ação foi movida em Washington pelo Comitê de Advogados para Direitos Civis em nome de sete policiais do Capitólio que lutaram para tentar impedir a invasão do prédio por partidários de Trump.

Anúncios

Entre os citados no processo estão Trump, seu comitê de campanha (da eleição de 2020), o aliado do ex-presidente Roger Stone e membros dos grupos extremistas de direita Proud Boys, Oath Keepers e Three Percenters.

O processo é um dos vários que foram movidos contra Trump pela tentativa de milhares de seus apoiadores de evitar a certificação no Congresso da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro de 2020.

Anúncios

Nesse sentido, a ação judicial alega que os simpatizantes realizaram um “esforço ilegal de uso da força, intimidação e ameaças para impedir o Congresso de certificar os resultados das eleições presidenciais de 2020”.

“Devido às ações ilegais dos réus, os autores foram violentamente agredidos, cuspidos, pulverizados com gás lacrimogêneo e spray de pimenta, submetidos a insultos e expressões racistas e temeram por suas vidas”, afirma a denúncia.

Cinco dos policiais que iniciaram o processo são negros.

Damon Hewitt, presidente e executivo-chefe do Comitê de Advogados, disse que o ataque de 6 de janeiro “foi uma tentativa descarada de sufocar os votos e as vozes de milhões de americanos, especialmente os eleitores negros”.

“Durante meses após a convocação oficial para as eleições de 2020, o ex-presidente Trump e seus associados fizeram tentativas coordenadas e sistemáticas de apresentar suas falsas alegações de fraude eleitoral”, disse Hewitt.

“As mentiras desta conspiração intencionalmente fortaleceram os supremacistas brancos e grupos extremistas violentos e os encorajaram a coordenar o ataque violento ao Capitólio,” justificou.

A violenta invasão deixou cinco mortos e dezenas de policiais feridos. Após o golpe, milhares de membros da Guarda Nacional e da Polícia foram mobilizados em Washington para evitar novos distúrbios.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Violência Doméstica em Botucatu: Homem é preso após tentar atropelar ex-esposa em condomínio

24/04/2024

Anúncios No início da manhã da terça-feira (23), a Guarda Civil Municipal foi chamada para atender...

Categorias