17 de junho, 2024

Últimas:

Adesão da Finlândia à Otan passa pelo último obstáculo

Anúncios

O parlamento da Turquia aprovou a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quinta-feira (30).

A aprovação do Legislativo da Turquia era o último obstáculo para a incorporação da Finlândia à aliança militar. Todos os outros 29 países já tinham ratificado a medida.

Anúncios

A medida é importante neste momento por causa da guerra da Ucrânia. Quando a Rússia invadiu o território ucraniano, em 2022, o presidente Vladimir Putin disse que a ideia era impedir a expansão da Otan.

Com a adesão da Finlândia, a fronteira entre os países da Otan e a Rússia aumentou em cerca de 1.300 quilômetros, o dobro da extensão atual.

Anúncios

Finlândia ainda tem que cumprir burocracias

A Finlândia ainda tem que resolver os protocolos para entrar formalmente na Otan. Nessa fase, o país que vai aderir precisa trocar cartas com os Estados Unidos.

Situação da Suécia

A Suécia, outro país que tenta aderir à Otan, está com mais dificuldades. A Hungria e a Turquia estão bloqueando a entrada.

Reação da Rússia

Em 16 de março, o porta-voz do governo da Rússia, Dmitri Peskov, afirmou que os russos não são uma ameaça para a Suécia ou para a Finlândia.

“Eles nunca nos ameaçaram. Não somos, portanto, uma ameaça para eles e podemos apenas lamentar” suas ambições de entrar na aliança militar, afirmou.

As candidaturas da Suécia e da Finlândia são uma consequência direta da ofensiva russa na Ucrânia, a qual os países nórdicos entenderam como um indício de uma grande ameaça à segurança europeia por parte de Moscou.

A Rússia considera a ampliação da Otan até suas fronteiras como uma ameaça fundamental à sua segurança. Nesse contexto, a intenção da Ucrânia de ingressar na aliança foi uma das razões apresentadas por Moscou para justificar a invasão lançada em fevereiro de 2022.

Fonte: Agências

Talvez te interesse

Últimas

A quantidade de transações com cartões de crédito tem apresentado nos últimos anos crescimento inferior ao dos anos anteriores, reduzindo...

Categorias