26 abril, 2024

Últimas:

Academia Botucatuense de Letras comemora 44 anos

Anúncios

Neste sábado, dia 9 de julho, a Academia Botucatuense de Letras (ABL) comemora 44 anos da sua fundação. Nesta data será realizado um evento, com um Encontro Ecumênico, uma Sessão Solene e a posse de dois novos membros honorários.

O Jornal Leia Notícias entrevistou o advogado Dr. Newton Colenci, presidente da ABL, que falou da importância da Academia em Botucatu, explicou como funciona e ainda destacou seu orgulho em presidi-la.

Anúncios

LEIA NOTÍCIAS – Qual é a importância da Academia em Botucatu?

NEWTON COLENCI – São 44 anos de existência. É necessário prestar uma homenagem aos pioneiros desta Associação Cultural, que ao longo dos anos desenvolveram um criterioso trabalho para levar ao povo botucatuense uma literatura expressiva das atividades inerentes à nossa terra e ao nosso povo. A fundação da ABL foi fruto da iniciativa de um grupo de cidadãos de diferentes segmentos da sociedade botucatuense, que contribuíram para a formação literária de Botucatu e também de todo o Brasil, formado por historiadores, críticos literários, cientistas sociais, jornalistas e políticos, cujas obras e vida profissional, constituem uma referência em suas respectivas áreas. A ABL é ciente do seu papel como fomentadora de cultura e das artes, participativa da sociedade, realizando um trabalho voltado para a sua integração cada vez maior com a comunidade, realizando eventos culturais e contribuindo com a difusão da literatura, da arte, da música e poesia.

Anúncios

LN – Hoje a ABL conta com quantos membros?
NC – A ABL conta atualmente com 25 membros efetivos.

LN – O que é uma Academia de Letras? Como são escolhidos os membros?
NC – O termo COMEMORAÇÃO. O presidente da ABL, Dr. Newton Colenci, fala sobre a importância da Academia Academia, etimologicamente, é o nome dado a um parque próximo de Atenas, onde oliveiras teriam sido plantadas por seu proprietário, chamado Academus. Nesse local, o filósofo Platão estabeleceu sua escola de filosofia – a Academia Grega – reunindo ali seus alunos e outros sábios gregos para ler e estudar. Posteriormente passou a designar reunião de homens de letras e artistas que buscavam a preservação das Belas Artes, das Produções Científicas, da Língua e da Literatura, surgindo a Academia Botucatuense de Letas em 09 de Julho de 1972, com base e fundamentos originários de então. A ABL é composta de membros efetivos, honorários e correspondentes. No campo dos membros efetivos, temos 40 cadeiras, das quais 25 estão preenchidas. Há um critério seletivo para o preenchimento das cadeiras, iniciando-se com a publicação de editais de convocação, apresentação de curriculum vitae e entrevista. Uma vez selecionado, o candidato terá a oportunidade de defender a sua tese relacionada com o patrono da sua respectiva cadeira, em uma sessão solene onde fará um juramento.

LN – Qual é o sentimento em presidir a ABL?
NC – Presidir uma academia de letras é gratificante. É uma responsabilidade muito grande, visto que temos que ser os guardiões presentes em todos os momentos, uma vez que temos uma plêiade de homens e mulheres portadores de uma cultura, de um conhecimento abalizado e de um sentimento ético que enobrece a todos. São pessoas portadoras de um sentimento patriótico. Exemplos dignificantes do bem e da verdade.

LN – Como será o evento deste sábado?
NC – O Encontro Ecumênico terá início às 10 horas, no salão Dom Vicente Marchetti Zioni. Após, ocorrerá uma Sessão Solene em Comemoração aos 44 anos de Fundação da Academia Botucatuense de Letras, ocasião que haverá posse dos membros honorários: reverendo Clayton Leal da Silva e professor João Alberto Pires de Campos. Na oportunidade teremos a apresentação de uma palestra “Uma história que vale a pena ser contada”, do palestrante Mauro Dias.

Jornal Leia Notícias

Últimas

Botucatu: Abril Laranja busca atuar na prevenção à crueldade animal

25/04/2024

Anúncios O Departamento de Proteção Animal (DPA) e o Centro de Acolhimento de Animais de Botucatu...

Categorias